MÉTODO COMPLEMENTAR PARA ENSINO DE HIDRODINÂMICA, COM UM TUBO DE VENTURI, UTILIZANDO SENSOR DE PRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50460Palavras-chave:
Hidrodinâmica. Phyphox. Tubo de Venturi. Variação de pressão.Resumo
É sabido que a prática experimental é de grande valia no processo de aprendizagem, por possibilitar que os discentes vivenciem de forma até simplória, fenômenos físicos que antes eram de grande dificuldade interpretativa. Esta técnica de ensino está embasada nos princípios das metodologias ativas, tratando-a como uma prática inovadora, ou seja, os alunos poderão aprender praticando e, consequentemente, será possível que esses mesmos alunos, depois de ter assimilado tal conhecimento, sejam capazes de ensinar ao restante da classe. Na maioria dos casos é notável que grande parte das instituições de ensino básico, como também de nível superior, não possuem laboratórios didáticos equipados o suficiente para oferecer novas metodologias de ensino para os discentes. Assunto de grande relevância como o tubo de Venturi é abordado de forma bem teórica e com simples resoluções de exercícios bastando, somente, a aplicação fórmulas matemáticas encontradas no estudo da hidrodinâmica. Almejando corrigir esta problemática, foi proposto nesse artigo a construção de uma sequência didática com um tubo de Venturi de baixo custo associado a utilização do aplicativo Phyphox, que funciona como um medidor da pressão interna do tubo. Com o equipamento relatado será possível mensurar a variação de pressão interna no decorrer do percurso e, através desse dado, poderá fazer relações entre velocidade e pressão dependendo da variação da área de secção transversal do objeto que o fluido irá percorrer.
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