REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE FÍSICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.46901

Palavras-chave:

Ensino de Física, Docência, Educação Transformadora

Resumo

Esse estudo reflete sobre o papel do professor de Física na sociedade, considerando a seguinte questão de pesquisa: qual o papel social do professor no contexto da aprendizagem em Física? Em outras palavras, o objetivo foi analisar o papel do professor de Física na sociedade, as relações entre a aprendizagem e a formação social dos estudantes, no sentido de aproximar os conhecimentos populares dos conhecimentos acadêmicos, no qual discutir suas bases morais de maneira consistente torna-se um desafio diário. Foi abordado o processo histórico do referido tema, abrangendo o cenário atual e estratégias no ambiente em que o professor se constitui. Como metodologia de pesquisa, foi empregada a revisão bibliográfica, por meio da qual é realizado o mapeamento de obras relacionadas, a fim descrever os conhecimentos sobre ele. A partir da revisão da literatura disponível, compreende-se que o professor de Física atua como o portador do conhecimento e detentor do processo de aprendizagem, estando presente em todos os níveis educacionais. Tem, dessa maneira, um papel transformador sobre a sociedade.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

SOUZA MONTÁGUA, Andriel; ANTUNES MENDES, Alex; GONÇALVES MÜLLER, Maykon. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE FÍSICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 137–157, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i2.46901. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46901. Acesso em: 21 nov. 2024.