REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE FÍSICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.46901Palavras-chave:
Ensino de Física, Docência, Educação TransformadoraResumo
Esse estudo reflete sobre o papel do professor de Física na sociedade, considerando a seguinte questão de pesquisa: qual o papel social do professor no contexto da aprendizagem em Física? Em outras palavras, o objetivo foi analisar o papel do professor de Física na sociedade, as relações entre a aprendizagem e a formação social dos estudantes, no sentido de aproximar os conhecimentos populares dos conhecimentos acadêmicos, no qual discutir suas bases morais de maneira consistente torna-se um desafio diário. Foi abordado o processo histórico do referido tema, abrangendo o cenário atual e estratégias no ambiente em que o professor se constitui. Como metodologia de pesquisa, foi empregada a revisão bibliográfica, por meio da qual é realizado o mapeamento de obras relacionadas, a fim descrever os conhecimentos sobre ele. A partir da revisão da literatura disponível, compreende-se que o professor de Física atua como o portador do conhecimento e detentor do processo de aprendizagem, estando presente em todos os níveis educacionais. Tem, dessa maneira, um papel transformador sobre a sociedade.
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