UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ANALÓGICOS E SOFTWARES PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46022Palavras-chave:
Kit Didático. Efeito Fotoelétrico. Física Moderna.Resumo
O presente trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada: Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, apresentada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 19 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Aplicada nas turmas do nono ano da Escola Municipal de Ensino Básico Ronilton Aridal da Silva Grilo do Município de Canaã dos Carajás-PA, a presente pesquisa parte da utilização de novas tecnologias em sala de aula, especificamente, dos sensores robóticos para aplicação de conceitos relacionados ao efeito fotoelétrico, como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresenta-se três experimentos analógicos (in loco) e dois softwares (virtuais), que podem ser utilizados por professores de ensino médio como suporte para aplicação e abordagem dos fenômenos de Física Moderna, sobretudo, o efeito fotoelétrico, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira. Para tanto, a utilização dos experimentos analógicos e dos softwares mostra-se uma ferramenta potencialmente significativa no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos que envolvem a Física Moderna.
Downloads
Referências
AGUIAR, Deymes Silva de. Robótica educacional com arduino como ferramenta didática para o Ensino de Física. 2018, 173f. Dissertação de Mestrado – IFCE, Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), Campus Sobral.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2nd. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCN+). Brasília: MEC, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; MOLL, Jaqueline (org.). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CARMO, Érica da Silva Valentim do. O efeito fotoelétrico como proposta de inserção da física moderna no ensino médio. 2012. 41 p. Monografia de conclusão de curso (Licenciatura em Física)
- Faculdade de Educação e Meio Ambiente, FAEMA, Ariquemes.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
CABRAL, Carlos R. Gomes. Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, apresentada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). 2022. C117k. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Marabá.
LIMA, V. R.; SOUSA, E. F. P.; SITKO, C. M. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: sala de aula invertida, instrução por colegas e júri simulado no ensino de matemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 5, p. e2810514507-e2810514507, 2021.
MORÁN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. (org.) et. al. Novas Tecnologias Digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35.
MOREIRA; M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, Porto Alegre: UFRGS, v.1, n.2, p. 43-63, 2011.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
SILVA, Caio Fernando Rocha. Simuphoton: um simulador computacional para o ensino do efeito fotoelétrico. 2019. 122p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).