UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ANALÓGICOS E SOFTWARES PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO

Autores

  • Carlos R. G. Cabral Instituto de Ciência Exatas (ICE), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Fernanda Carla L. Ferreira Instituto de Ciência Exatas (ICE), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Marcelo Souza da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Orahcio F. de Sousa Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Andréa de L. F. Novais Instituto de Geociências e Engenharias (IGE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46022

Palavras-chave:

Kit Didático. Efeito Fotoelétrico. Física Moderna.

Resumo

O presente trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada: Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, apresentada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 19 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Aplicada nas turmas do nono ano da Escola Municipal de Ensino Básico Ronilton Aridal da Silva Grilo do Município de Canaã dos Carajás-PA, a presente pesquisa parte da utilização de novas tecnologias em sala de aula, especificamente, dos sensores robóticos para aplicação de conceitos relacionados ao efeito fotoelétrico, como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresenta-se três experimentos analógicos (in loco) e dois softwares (virtuais), que podem ser utilizados por professores de ensino médio como suporte para aplicação e abordagem dos fenômenos de Física Moderna, sobretudo, o efeito fotoelétrico, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira. Para tanto, a utilização dos experimentos analógicos e dos softwares mostra-se uma ferramenta potencialmente significativa no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos que envolvem a Física Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Deymes Silva de. Robótica educacional com arduino como ferramenta didática para o Ensino de Física. 2018, 173f. Dissertação de Mestrado – IFCE, Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), Campus Sobral.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2nd. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCN+). Brasília: MEC, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação; MOLL, Jaqueline (org.). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CARMO, Érica da Silva Valentim do. O efeito fotoelétrico como proposta de inserção da física moderna no ensino médio. 2012. 41 p. Monografia de conclusão de curso (Licenciatura em Física)

- Faculdade de Educação e Meio Ambiente, FAEMA, Ariquemes.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

CABRAL, Carlos R. Gomes. Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, apresentada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). 2022. C117k. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Marabá.

LIMA, V. R.; SOUSA, E. F. P.; SITKO, C. M. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: sala de aula invertida, instrução por colegas e júri simulado no ensino de matemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 5, p. e2810514507-e2810514507, 2021.

MORÁN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. (org.) et. al. Novas Tecnologias Digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35.

MOREIRA; M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, Porto Alegre: UFRGS, v.1, n.2, p. 43-63, 2011.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

SILVA, Caio Fernando Rocha. Simuphoton: um simulador computacional para o ensino do efeito fotoelétrico. 2019. 122p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

R. G. CABRAL, Carlos; L. FERREIRA, Fernanda Carla; SOUZA DA SILVA, Marcelo; F. DE SOUSA, Orahcio; DE L. F. NOVAIS, Andréa. UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ANALÓGICOS E SOFTWARES PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 590–599, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46022. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022