MAGNETISMO E MATERIAIS MAGNÉTICOS NO ENSINO MÉDIO BASEADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46003Palavras-chave:
Ensino de Física. Magnetismo. Três Momentos Pedagógicos.Resumo
O magnetismo e as propriedades dos materiais magnéticos, do modo como é colocado para os alunos, é um assunto marginal no ensino médio. O pouco tempo dado ao assunto e a falta de um uso propedêutico reduz, consideravelmente, a possibilidade do professor aprofundá-lo em sala de aula. Por outro lado, o fenômeno do magnetismo está presente no cotidiano do aluno e provoca um interesse enorme por apresentar um efeito de atração de objetos magnéticos por ímãs. Com o objetivo de trazer esse potencial assunto e poder levar o aluno a questionar e interessar-se por física, é elaborado uma sequência de aula baseada na metodologia freireana dos Três Momentos Pedagógicos e auxiliada por um simulador e dois experimentos cujo destaque está em problematizar o fenômeno do magnetismo. Esse produto foi aplicado em seis turmas da 3a série do Ensino Médio pertencentes a dois colégios, um privado e outro público, da cidade de São Paulo. A aplicação apresentou bons resultados identificada por avaliação qualitativa.
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