FÍSICA FORENSE: O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.45130

Palavras-chave:

Ciência Forense, Educação Básica, Efeito CSI, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade.

Resumo

Física Forense é a área da Criminalística destinada a resolução de crimes que envolvam conceitos de Física, como em acidentes de trânsito e disparos de arma de fogo. Devido ao efeito didático que a Física Forense pode acarretar, objetiva-se neste artigo apresentar e analisar o cenário atual das pesquisas em Física Forense no ensino de Física no Brasil, por meio de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos publicados em eventos. Especificamente, busca-se conhecer o Estado da Arte dos trabalhos publicados na área e categorizá-los, analisando alguns aspectos, como: o nível escolar onde ocorrem as aplicações ou propostas, os Objetos de Conhecimento de Física e de Física Forense, como as propostas/aplicações estão organizadas e, se são da realidade do aluno ou fictícias. Alguns resultados apontam que as regiões sul e sudeste se destacam com mais trabalhos publicados, sendo a maioria deles voltados ao Ensino Médio; além disso, a maior parte utiliza atividades fictícias, e não da realidade dos estudantes. Finalmente, a Física Forense surge como um tema enriquecedor a ser utilizado em sala de aula, por facilitar o envolvimento e interação dos educandos, torná-los ativos e não passivos, e ser por essência um trabalho de investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellinton Angi Valin de Souza, Colégio Marista Santo Antônio/Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Desenvolveu, por dois anos, pesquisas em Teoria dos Jogos no âmbito da Iniciação Científica, sendo o último ano como bolsista em um projeto PIBIC (Fonte pagadora: FAPEMAT) com a temática Teoria dos Jogos para a Educação Básica, vinculado ao projeto de pesquisa Modelagem Matemática para Educação Básica e Formação de Professores. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop.

Gustavo Besse Massini, Universidade Federal Fluminense

Aluno do curso de Física (Licenciatura) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse na área de sistemas dinâmicos em especial em dinâmica não linear, sistemas hamiltonianos e teoria do caos. 

Fabiano César Cardoso, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Gerência de Criminalística de Sinop

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, micelização.

Referências

AGUIAR, L. S.; ROSA, A. S.; JACKLE, L. E. J.; CUNHA, S. G.; LEMOS, C. S.; CSIZMAR, P. F.; RAKOWSKI, Í. K.; GASPARINI, V. J.; SILVA, A. C.; MOÇO, M. C. C.; SILVA, M. T. X.; SALGADO, T. D. M. Elaboração e aplicação de uma oficina interdisciplinar de Ciência Forense no Ensino Médio. In: Práticas de Iniciação à Docências na Região Sul: Enfoques, Avaliação e Perspectivas, 2017, São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8214. Acesso em: 02 dez. 2020.

AGUIAR, L. S.; SALGADO, T. D. M.; PASSOS, C. G. As Oficinas Temáticas de Bruxaria, Ciência Forense e de Radiações do Subprojeto PIBID/Química: contribuições para o ensino de química. In: XIII Salão de Ensino da UFRGS, 2017, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/177893. Acesso em: 01 dez. 2020.

ANTUNES, A. A. Ciências Forenses e o método aula invertida: contribuições para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Superior. Dom Pedrito - RS. 27 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza)]. Universidade Federal do Pampa. 2018. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/3679. Acesso em: 02 dez. 2020.

CARVALHEIRO, M. S. Física Forense aplicada ao ensino da Mecânica. Maringá – PR. 75 f. [Produto Educacional da Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)]. Universidade Estadual de Maringá. 2018. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjbi72QsK7tAhUxILkGHdXnB6cQFjACegQIAxAC&url=http%3A%2F%2Fwww.dfi.uem.br%2Fprodeducacionais%2Fmnpef%2Fsalvar.php%3Fid%3DMarcos%2520Segale%2520Carvalheiro_Produto%2520Educacional_MNPEF_UEM%2520_2018.pdf%26ano%3Dproducao&usg=AOvVaw2ij__u7blwksi3N5wjjscw. Acesso em: 01 dez. 2020.

CRUZ, A. A. C.; RIBEIRO, V. G. P.; LONGHINOTTI, E.; MAZZETTO, S. E. A Ciência Forense no Ensino de Química por Meio da Experimentação Investigativa e Lúdica. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 167-172, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20160022. Acesso em: 02 dez. 2020.

DIAS FILHO, C. R.; ANTEDOMENICO, E. A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 67-72, 2010. Disponível em: 02-QS-6309.pdf (sbq.org.br). Acesso em: 02 dez. 2020.

GURGEL, W. P.; GOMES, L. M.; FERREIRA, F. C. L.; GESTER, R. M. Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: um software para investigação em física forense. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4305, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11173741966. Acesso em: 02 dez. 2020.

LUCENA, A. R. L. A Física Forense em sala de aula: investigação de acidentes de trânsito. Patos – PB. 27 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas)]. Universidade Estadual da Paraíba. 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6590. Acesso em: 01 dez. 2020.

MONTEIRO, R. D. S. Uma proposta de abordagem do tema “Radiação Eletromagnética” baseada na proposta CTS de ensino. Brasília – DF. 123 f. [Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)]. Universidade de Brasília. 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9277. Acesso em: 02 dez. 2020.

NEGRINI NETO, O. Soluções Eletrônicas para Cálculos de Velocidade em Acidentes de Trânsito. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 124-128, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-47442002000200007. Acesso em: 02 dez. 2020.

OLIVEIRA, L. S.; RESENDE FILHO, J. B. M.; FIGUEIRÊDO, A. M. T. A.; FERREIRA, J. M. Interdisciplinaridade e Ciência Forense na perspectiva do ensino de Química: um estudo de caso em sala de aula. Ciência em Tela, v. 10, n. 2, p. 1-11, 2017. Disponível em: 1002sa4.pdf (ufrj.br). Acesso em: 02 dez. 2020.

POLETTO, M. A Ciência Forense como metodologia ativa no ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 88-100, 2017. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/696. Acesso em: 02 dez. 2020.

SEBASTIANY, A. P.; PIZZATO, M. C.; DEL PINO, J. C.; SALGADO, T. D. M. A utilização da Ciência Forense e da Investigação Criminal como estratégia didática na compreensão de conceitos científicos. Educ. quím., v. 24, n. 1, p. 49-56, 2013. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/eq/v24n1/v24n1a9.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020.

SEBASTIANY, A. P.; PIZZATO, M. C.; SALGADO, T. D. M. Aprendendo a investigar através de uma atividade investigativa sobre Ciência Forense e Investigação Criminal. R. B. E. C. T., v. 8, n. 4, p. 252-287, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v8n4.1375. Acesso em: 02 dez. 2020.

SILVA, A. J. O uso das Ciências Forenses com o tema trânsito como metodologias ativas para o ensino de Física no Ensino Médio e no Ensino de Jovens e Adultos. Ariquemes – RO. 23 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física)]. Faculdade de Educação e Meio Ambiente. 2019. Disponível em: https://repositorio.faema.edu.br/handle/123456789/2539. Acesso em: 01 dez. 2020.

SOUZA, É. J.; TESTONI, L. A.; BROCKINGTON, G.; SOUZA, P. H. A perícia criminal vai à escola: uma proposta de utilização de elementos de Física Forense no ensino de Ciências. In: X ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: ANAIS :: X ENPEC (abrapecnet.org.br). Acesso em: 01 dez. 2020.

SOUZA, É. J.; YOSHIMURA, M. T. S.; PATRICIA, P.; TESTONI, L. A. O Jogo do Perito: uma proposta investigativa para o ensino de Ciências utilizando elementos de Física Forense. In: XI ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis, 2017. Disponível em: XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (abrapecnet.org.br). Acesso em: 01 dez. 2020.

SOUZA, P. L. P. Balística: Física Forense para o ensino de lançamento oblíquo. Niterói – RJ. 41 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física)]. Universidade Federal Fluminense. 2018. Disponível em: Pilar Luiza Pereira de Souza.pdf (uff.br). Acesso em: 01 dez. 2020.

SOUZA, T. A. Ciência Forense como lugar interdisciplinar no Ensino Médio: uma experiência docente. Itajubá – MG. 131 f. [Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)]. Universidade Federal de Itajubá. 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469. Acesso em: 02 dez. 2020.

TENÓRIO, T.; LEITE, R. M.; TENÓRIO, A. Séries televisivas de investigação criminal e o ensino de Ciências: uma proposta educacional. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 73-96, 2014. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_1_5_ex779.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020.

TEODORO, S. D. E. O. A utilização do Clube de Ciências Forenses na promoção da Alfabetização Científica: estudo de caso. Diadema – SP. 127 f. [Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)]. Universidade Federal de São Paulo. 2018. Disponível em: 2018-0562.pdf (unifesp.br). Acesso em: 25 nov. 2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA PESQUISA

AIELLO, T. B. Análise toxicológica forense: da ficção científica à realidade. Sorocaba – SP. 30 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas)]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/reb/index. Acesso em: 15 dez. 2020.

ALMEIDA, L. L. Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito. 2. ed. Campinas: Millennium Editora, 2015.

BAETA, B.; DEODATO, C.; COSTA, F.; WASCONCELLOS, G.; ALVES, M. S. Módulo Inovador: Física Forense. Material de aula, Metodologia do Ensino de Física I: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, (s. d.). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1515327/mod_folder/content/0/Camila%20de%20Macedo%20Deodato%20Barbosa_4028133_assignsubmission_file_M%C3%B3dulo%20Inovador%20-%20F%C3%ADsica%20Forense.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 25 nov. 2020.

BEAL, L.; PALUDO, C. A.; CHULTZ, R. M. Prevalência de acidentes de trânsito com vítimas fatais associadas à alcoolemia positiva do condutor: um estudo na Serra Gaúcha. Revista Brasileira de Criminalística, v. 7, n. 3, p. 21-27, 2018. Disponível em: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/222. Acesso em: 08 dez. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021 (Pnatrans). Secretaria Nacional de Trânsito, Ministério da Infraestrutura, 2021. Disponível em: Anexo_I_pnatrans.pdf (www.gov.br). Acesso em: 04 ago. 2022.

DAL MAGRO, A. B.; KRAEMER, A. C. Interação entre projetil de arma de fogo e superfícies de vidro. Revista Brasileira de Criminalística, v. 6, n. 2, p. 7-17, 2017. Disponível em: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/167. Acesso em: 10 dez. 2020.

FERREIRA, N. S. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, v. 79, n. 23, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

FONSECA, T. M. M. Ensinar X Aprender: Pensando a prática pedagógica. Material Didático: Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação, Programa de Desenvolvimento Educacional. Ponta Grossa. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1782-6.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

LABORATÓRIO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. Indexadores Para Periódicos Científicos: critérios de avaliação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://laboratorio.periodicos.ufsc.br/files/2017/04/criterios_indexadores.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; SILVA, C. B.; LORETTO, E. L. S. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690. Acesso em: 31 jul. 2022.

LUCENA, A. R. L.; OLIVEIRA, J. M. L. A Física Forense em sala de aula: investigação de acidentes de trânsito no município de Patos – PB. In: II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15140. Acesso em: 25 nov. 2020.

MENDONÇA, V. L. De olho no futuro: Projetos integradores: Ciências da natureza e suas tecnologias. Volume único. 1. ed. São Paulo: Ática, 2020. Disponível em: https://edocente.educar.tech/#book-details. Acesso em: 12 fev. 2021.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: 04.pdf (scielo.br). Acesso em: 01 dez. 2020.

MULLER, J. E. F. A cadeia de custódia de vestígios papilares na Polícia Federal: uma proposta de normatização. Brasília – DF. 67 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Execução de Política de Segurança Pública)]. Academia Nacional de Polícia. 2012. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/CadANP/article/view/12. Acesso em: 14 dez. 2020.

RABELLO, E. Balística Forense. 2. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 1982.

SCATENA, H. J. A Física aplicada à perícia criminal: fonética forense. Brasília – DF. 32 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física)]. Universidade Católica de Brasília. 2010.

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Manual de Procedimentos – Papiloscopia e Identificação Civil. Departamento de Polícia Técnico-Científica, Instituto de identificação “Aderson Conceição de Melo”, Manaus, 2015. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/63a687e5/files/uploaded/8082d76378dc367bceb215438f4aa398.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020.

SIEMSEN, G. H.; LORENZETTI, L. A Pesquisa em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio. ACTIO, v. 2, n. 3, p. 185-207, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v2n3.6838. Acesso em: 07 mar. 2021.

SILVA, A. P. P. N.; SOUZA, R. T.; VASCONCELLOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452. Acesso em: 01 ago. 2022.

SILVA, M. B.; SASSERON, L. H. Alfabetização Científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. e34674, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129. Acesso em: 03 ago. 2022.

SILVA, T. H. C. A perícia e o perito criminal contábil: instrumentos a serviço da justiça. Revista Brasileira de Criminalística, v. 8, n. 1, p. 35-47, 2019. Disponível em: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/250. Acesso em: 07 dez. 2020.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. (Org.). Alfabetização. Série Estado do Conhecimento. Brasília: MEC/INEP/Comped, 2000. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/f9ddff4f-1708-41fa-82e5-4f2aa7c6c581?version=1.3. Acesso em: 29 ago. 2020.

SOUZA, W. A. V. Estratégia de Ensino Phillips 66 no Ensino Experimental de Física. Sinop – MT. 112 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Física)]. Universidade Federal de Mato Grosso. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.29350.55368. Acesso em: 25 mar. 2021.

SOUZA, W. A. V.; MALAVAZI, M. C. Teoria dos Jogos: o Estado da Arte em Pesquisas no Contexto Educacional Brasileiro. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., v. 14, n. 2, p. 47-82, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e74069. Acesso em: 01 ago. 2022.

TONIETTO, A.; TELLES, B.; ANDRADE, C. A.; DIAS FILHO, C. R.; MEDEIROS, E.; GOMES, J. A.; VALADARES, M. P. O. Qual o papel do Perito Criminal? Revista Brasileira de Criminalística, v. 2, n. 1, p. 5-6, 2013. Disponível em: http://rbc.org.br/ojs/index.php/rbc/article/view/63. Acesso em: 25 nov. 2020.

VALE, I. G. C. Ciência Forense na Escola – a motivação para estudar Química. Portugal. 96 f. [Dissertação (Mestrado em Química – Formação Contínua de Professores)]. Universidade do Minho, Escola de Ciências. 2013. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/25550. Acesso em: 25 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

ANGI VALIN DE SOUZA, Wellinton; BESSE MASSINI, Gustavo; CÉSAR CARDOSO, Fabiano. FÍSICA FORENSE: O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 87–111, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i2.45130. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45130. Acesso em: 23 nov. 2024.