ESTUDO DE CONCEITOS ASTRONOMICOS NO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DE MATERIAIS ALTERNATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.43322

Palavras-chave:

Astronomia, Conhecimento, Incentivo, Materiais Alternativos.

Resumo

A Astronomia era usada por muitos povos para buscar respostas para alguns fenômenos naturais, contribuindo para a organização cronológica da sociedade, períodos de plantações, desenvolvimento da navegação, entre outros. Contudo, a Astronomia é pouco abordada nas escolas do Brasil, pois a falta de estrutura adequada, a não obrigatoriedade no currículo das escolas, além de ser uma ciência que demanda o uso de métodos experimentais em sua aplicação, e isso contribui para que conceitos nessa área não sejam desenvolvidos. Este trabalho é resultante de uma pesquisa que objetivou mostrar uma didática com utilização de materiais alternativos e acessíveis para o estudo de tópicos de astronomia, que promovam o seu interesse, importância e emprego em sala de aula. Para realização do projeto foram usadas aulas desenvolvidas na Escola Militar Tiradentes “Cabo José Martins de Moura”, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As aulas foram organizadas em forma de oficinas e realizadas no contraturno, sendo divididas em três etapas: aulas teóricas ou de apoio, construção dos experimentos e socialização dos experimentos, abordando conceitos de Astronomia. Como instrumento para a coleta de dados foi aplicado um questionário, contendo seis questões, para avaliar a importância das aplicações práticas e dos experimentos para a compreensão dos conceitos de Astronomia. Os resultados apontaram que os estudantes envolvidos no projeto apresentaram boa aceitação das atividades propostas, facilitando a compreensão de alguns tópicos da Astronomia, tais como: Leis de Kepler, Fases da Lua e Eclipses, bem como sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

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Biografia do Autor

Devacir Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso. Av. Vilmar Fernandes, 300 - Confresa, MT, 78652-000.

Giovane, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso. Av. Vilmar Fernandes, 300 - Confresa, MT, 78652-000.

Livia, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso. Av. Vilmar Fernandes, 300 - Confresa, MT, 78652-000.

Franco, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso. Av. Vilmar Fernandes, 300 - Confresa, MT, 78652-000.

Walter, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso. Av. Vilmar Fernandes, 300 - Confresa, MT, 78652-000.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

MORAES, Devacir; ARAGÃO, Giovane Barbosa Aragão; MILHOMEM, Livia Oliveira Milhomem; DELFINO, Franco Vinicius Delfino; NAKAEMA, Walter Morinobu Nakaema. ESTUDO DE CONCEITOS ASTRONOMICOS NO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DE MATERIAIS ALTERNATIVOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 112–128, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i2.43322. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/43322. Acesso em: 21 dez. 2024.