EXPERIMENTOS PORTÁTEIS PARA AULA SOBRE VÁCUO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.43157Palavras-chave:
Experimento Portátil, Metodologia ISLE, Aprendizagem, Vácuo.Resumo
O vácuo é um assunto controverso desde a Grécia antiga. Neste trabalho, iremos apresentar uma proposta de experimentos portáteis sobre vácuo para o ensino de Ciências da Natureza, nas diferentes etapas da educação básica e também no Ensino Superior. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são de fácil aquisição e podem ser facilmente replicados, principalmente, com o uso das atuais minibombas pneumáticas que podem ser usadas no ambiente da sala de aula. A proposta é que os alunos aprendam os conceitos, através de discussão experimental na própria sala de aula, sendo dado maior destaque às aulas interativas. Para isso, nos inspiramos na metodologia ISLE. Na prática experimental, há dois principais momentos pedagógicos, os chamados experimentos qualitativos e os quantitativos. Para avaliar a metodologia e o uso desses experimentos portáteis, apresentaremos uma proposta de sequência didática a ser aplicada em turmas do terceiro ano do Ensino Médio.
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