Mecânica e Corpo Humano: desenvolvimento de uma ferramenta hipermídia para o estudo da dinâmica em ações naturais humanas

Autores

  • Edvaldo Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Jefferson Ramos Colégio Estadual Cidade de Camaçari

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.43036

Palavras-chave:

Hipermídia. Ensino de Física. Mecânica. Corpo humano

Resumo

Calcular a velocidade com que um carro percorre a distância entre duas cidades, estimar o tempo necessário para um corpo em queda livre tocar o solo, ou observar a influência da Lua sobre o fenômeno das marés, são exemplos do cotidiano que facilmente nos faz lembrar da Física. Entretanto, não é comum se atentar para o fato de que as ações de movimento realizadas de forma natural pelo corpo humano, tais como levantar-se e caminhar, são também ações descritas pelas leis da Física. Este artigo descreve a criação de uma ferramenta de hipermídia construída para mostrar como a Física é capaz de explicar movimentos simples e cotidianos do nosso corpo. O desenvolvimento da ferramenta, construída com auxílio do software de edição e apresentação de texto PowerPoint, buscou explorar os recursos multimídia de navegação, som e imagem, para apresentação de questões e conteúdos, bem como a análise crítica de vídeos demonstrativos de ações naturais humanas, tais como sentar, correr e saltar. A observação e discussão de ações tão habituais a partir da hipermídia tem o potencial de nos proporcionar a constatação dos diferentes conceitos físicos usando o corpo humano como laboratório e, portanto, ampliar a capacidade de observar e refletir conceitos, ao passo que se busca entender o mundo a nossa volta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003.

MICHA, D. N.; FERREIRA, M. Física no esporte-parte 1: saltos em esportes coletivos. Uma motivação para o estudo da mecânica através da análise dos movimentos do corpo humano a partir do conceito de centro de massa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 1-9, 2013.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

PORTAL INEP - Dados do Censo Escolar. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-escolar-noventa-e-cinco-por-cento-das-escolas-de-ensino-medio-tem-acesso-a-internet-mas-apenas-44-tem-laboratorio-de-ciencias/21206. Publicado em 12 de fevereiro de 2019. Acesso em 01 de agosto de 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente (4ª edição brasileira). São Paulo: Martins, 1991.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

SOUZA, Edvaldo; RAMOS, Jefferson. Mecânica e Corpo Humano: desenvolvimento de uma ferramenta hipermídia para o estudo da dinâmica em ações naturais humanas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 78–89, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i1.43036. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/43036. Acesso em: 22 fev. 2024.