Quiz com Aplicativo Socrative para o Desenvolvimento de Conceitos de Física Moderna
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.42702Palavras-chave:
Ensino de Física. Aplicativo Socrative. Física Moderna. Quiz.Resumo
A luz de novas tecnologias de informação na educação, que ganham cada vez mais espaço no ensino de física, propomos um quiz (teste rápido) no aplicativo Socrative, com a finalidade de relacionar o conhecimento do senso comum dos alunos do 3º ano do Ensino Médio à linguagem cientifica da física moderna. A pesquisa teve como metodologia qualitativa as seguintes etapas didáticas; primeiramente, aplicação de um questionário inicial, elaborado dentro do aplicativo, para avaliar o percentual de alunos que conseguiam correlacionar assuntos do cotidiano com a física, além da análise de uso da ferramenta; em seguida, o software foi utilizado dentro de uma sequência didática com fins metodológicos, concomitante ao plano pedagógico da escola e por fim, após a conclusão da sequência didática repetimos o questionário inicialmente aplicado, com o objetivo de mapearmos a ocorrência de aprendizagem significativa do assunto proposto. Como resultado, inferimos que os alunos apresentaram uma retenção dos conceitos, a partir do uso do produto educacional proposto, baseada nos seus desempenhos no quis.
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