Quiz com Aplicativo Socrative para o Desenvolvimento de Conceitos de Física Moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.42702

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aplicativo Socrative. Física Moderna. Quiz.

Resumo

A luz de novas tecnologias de informação na educação, que ganham cada vez mais espaço no ensino de física, propomos um quiz (teste rápido) no aplicativo Socrative, com a finalidade de relacionar o conhecimento do senso comum dos alunos do 3º ano do Ensino Médio à linguagem cientifica da física moderna. A pesquisa teve como metodologia qualitativa as seguintes etapas didáticas; primeiramente, aplicação de um questionário inicial, elaborado dentro do aplicativo, para avaliar o percentual de alunos que conseguiam correlacionar assuntos do cotidiano com a física, além da análise de uso da ferramenta; em seguida, o software foi utilizado dentro de uma sequência didática com fins metodológicos, concomitante ao plano pedagógico da escola e por fim, após a conclusão da sequência didática repetimos o questionário inicialmente aplicado, com o objetivo  de mapearmos a ocorrência de aprendizagem significativa do assunto proposto. Como resultado, inferimos que os alunos apresentaram uma retenção dos conceitos, a partir do uso do produto educacional proposto, baseada nos seus desempenhos no quis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érik Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestrando em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física (MNPEF). Graduando em Direito pelo Instituto de Ensino Superior do Acre. Possui Técnico em Software e hardware pelo Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE). Coordenador Pedagógico de Ensino pela Escola do Legislativo Acreano (ELA), Professor de Ética e Empreendedorismo, Oficina de Escrita e Física polivalente em atividades técnico administrativas

Antônio Romero, Universidade Federal do Acre

Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Graduação Intercâmbio em Física (2011) na Universidade de Milano - UNIMI. Especialização em Geologia do Petróleo e Gás (2021) pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Mestrado em Física (2013), com área de concentração em Óptica Quântica e Informação Quântica, na Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutorado em Física (2016), com área de concentração em Física Nuclear, pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Trabalhou no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Geofísica do Petróleo, Física Nuclear, Eletromagnetismo e Energias Renováveis, Simulação Computacionais e Ensino de Física. Coordenou o Curso de Física da Universidade Federal do Acre por seis anos. Colaborador técnico da Plataforma Moodle e Professor Formador em Educação a Distância no NIEAD-Ufac. Professor Permanente no Mestrado em Ensino de Física - MNPEF-Ufac e no Doutorado de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal BIONORTE - Ufac. Coordenador do Laboratório Estação de Geofísica Aplicada do Acre - GFISA. Atualmente, é pós-doutorando no Grupo de Inferência de Reservatório (GIR) do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo - LENEP/UENF.

Carlos Henrique Moreira Lima, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Cariri (2011), Mestrado em física pela Universidade Federal de Alagoas (2013) atuando na área de espectroscopia óptica; óptica não-linear. Doutorado e pós doutorado em física da Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente na área de Física Experimental, com ênfase em Física Biológica, Pinças Ópticas e Ensino de Física. Atualmente sou professor Adjunto da Universidade Federal do Acre - UFAC campus Rio Branco e membro permanente do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo 59/Ufac.

Referências

ALVES, R. M. M. et al. O Quiz como recurso pedagógico no processo educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Pernambuco. 2015.

AMANTE, L. As TIC na Escola e no Jardim de Infância: motivos e factores para a sua integração. Sísifo, n. 3, p. 51-64/EN 49-62, 2016.

ANASTACIO, M. A. S.; VOELZKE, M. R. O uso do aplicativo Socrative como ferramenta de engajamento no processo de aprendizagem: uma aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. 17, 2020.

ANATEL, Relatório anual 2017 Agência Nacional de Telecomunicação. Dísponivel em: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=348421&pub=original&filtro=1&documentoPath=348421.pdf Acesso em: (21 de 04 de 2019).

ARAGÃO, J. Introdução aos estudos quantitativos utilizados em pesquisas científicas. Revista práxis, v. 3, n. 6, 2013.

AUSUBEL, D. P. Education Psychology: a cognitive view. 1. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

AWEDH, M. et al. Using Socrative and Smartphones for the support of collaborative learning. arXiv preprint arXiv:1501.01276, 2015.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.

BOSS, S. L. B.; SOUZA, M. P. F.; CALUZI, J. J. Fontes primárias e aprendizagem significativa: aquisição de subsunçores para a aprendizagem do conceito de carta elétrica. Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências—ENPEC, v. 7, 2009.

CHECHIA, V. A.; ANDRADE, A. dos S. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estudos de Psicologia (Natal), v. 10, n. 3, p. 431-440, 2005.

DE OLIVEIRA, T. M. R.; AMARAL, C. L. C. O uso do aplicativo socrative como ferramenta de diagnóstico e intervenção no ensino da matemática. CIET: EnPED, 2018.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, v. 35, n. 3, 2000.

MEIRELLES, S. F. FGV EAESP. Pesquisa anual de TI. FGV EAESP. São Paulo. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa Acesso em: 21 de abril de 2019.

MOREIRA, M. A. A Teoria da aprendizagem Significativa Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências. Porto Alegre, Brasil, 2016.

MOREIRA, Marco Antonio. Linguagem e aprendizagem significativa. In: Conferência de encerramento do IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Maragogi, AL, Brasil. 2003.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017.

MOREIRA, M. A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas–UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.

PIASSI, L. P. de C. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

PIRES, M. A.; VEIT, E. A.. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 241-248, 2006.

SANCHES, M. B. A física moderna e contemporânea no ensino médio: qual sua presença em sala de aula?. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá. 2006.

SILVA, F. U da. Uso de quiz em smartphones visando o auxílio na aprendizagem de física no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) -Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal.

SOCRATIVE teacher. 2020. Disponível em: https://socrative.com/apps/. Accesso em: 6 de junho de 2020.

SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) na pesquisa brasileira: identificando tendências e traçando possibilidades, Revista Tecné, Episteme y Didaxis. 2018.

TAVARES, R. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, p. 55-60, 2004.

VETTORI, M.; ZARO, M. A. Avaliação do Socrative App como ferramenta auxiliar de ensino para a construção de aprendizagens significativas em uma disciplina de física geral a partir do Peer Instruction. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2016. p. 190.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

ROCHA DE OLIVEIRA, Érik; DA COSTA PINHEIRO, Antônio Romero; MOREIRA LIMA, Carlos Henrique. Quiz com Aplicativo Socrative para o Desenvolvimento de Conceitos de Física Moderna . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 12–32, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.42702. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/42702. Acesso em: 25 abr. 2024.