Iniciação ao método científico com ensaios de determinação de coeficientes de atrito

Autores

  • Felipe Batista de Lima Araújo Faculdade de Tecnologia Arthur de Azevedo
  • Paulo Fernando Barbieri FATEC Mogi Mirim "Arthur de Azevedo"

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.42266

Palavras-chave:

Método científico. Coeficiente de atrito. Teste de hipóteses. Falseabilidade.

Resumo

Uma visão singela do que é uma teoria científica é apresentada através do pensamento de Karl R. Popper, aliada ao método científico experimental ao modo galileano e sua realização, finalizado com uma análise crítica e quantitativa. Haja vista que a prática normalmente é em escrever sobre um ou outro assunto em periódicos ou círculos específicos de discussão, isto é, sobre o pensamento em si ou sobre um experimento dedicado. Assim, aqui é apresentada uma proposta em que o pensamento sobre ciência se junta a um modo de fazê-la numa forma didática, fornecendo material de apoio a estudantes e professores, tendo como desenvolvimento experimentos de determinação do coeficiente de atrito entre superfícies planas. A intuição é combatida pela realização dos experimentos com ênfase a atenção sobre os resultados para não induzir a conclusões falsas, principalmente estudantes iniciantes. Os resultados indicam que gráficos de dispersão, amplamente usados para definir linhas de tendência, nem sempre devem ser apresentados como resultados únicos, carecendo de outras análises para não induzir a equívocos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOLLE, L. F. Estudo do coeficiente de Atrito para Processos de Estampagem. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 25-32. 2012.

HALLIDAY, D. ; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Volume 1. 8 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008.

MORETTIN, P. A; BUSSAB, W. O. Estatística Básica. 6 ed. – São Paulo: Saraiva, 2010.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica – Volume 1 – Mecânica. 4 ed.- São Paulo, SP: Edgard Blucher, 2002.

PIRES, A. S. T. Evolução das ideias da Física. São Paulo, SP, Livraria da Física: 2008.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, Cultrix, 2001.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Volume 1. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. O. O pensamento epistemológico de Karl Popper .ConTexto, Porto Alegre, v.7, n.11, p.6, 1º semestre de 2007.

ZIEMATH, E. C, et al. Determinação experimental da aceleração gravitacional no bairro Santana (IGCE, UNESP, Rio Claro, 1998), p. 1-5.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

BATISTA DE LIMA ARAÚJO, Felipe; BARBIERI, Paulo Fernando. Iniciação ao método científico com ensaios de determinação de coeficientes de atrito. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–11, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.42266. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/42266. Acesso em: 12 nov. 2024.