Iniciação ao método científico com ensaios de determinação de coeficientes de atrito
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.42266Palavras-chave:
Método científico. Coeficiente de atrito. Teste de hipóteses. Falseabilidade.Resumo
Uma visão singela do que é uma teoria científica é apresentada através do pensamento de Karl R. Popper, aliada ao método científico experimental ao modo galileano e sua realização, finalizado com uma análise crítica e quantitativa. Haja vista que a prática normalmente é em escrever sobre um ou outro assunto em periódicos ou círculos específicos de discussão, isto é, sobre o pensamento em si ou sobre um experimento dedicado. Assim, aqui é apresentada uma proposta em que o pensamento sobre ciência se junta a um modo de fazê-la numa forma didática, fornecendo material de apoio a estudantes e professores, tendo como desenvolvimento experimentos de determinação do coeficiente de atrito entre superfícies planas. A intuição é combatida pela realização dos experimentos com ênfase a atenção sobre os resultados para não induzir a conclusões falsas, principalmente estudantes iniciantes. Os resultados indicam que gráficos de dispersão, amplamente usados para definir linhas de tendência, nem sempre devem ser apresentados como resultados únicos, carecendo de outras análises para não induzir a equívocos.
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