Um Estudo sobre a Equação da Onda Eletromagnética e a sua (não) Invariância sob Transformações de Galileu (Lorentz)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.41859Palavras-chave:
Teoria da Relatividade Restrita. Transformações de Lorentz. Transformações de Galileu. Equação da Onda Eletromagnética. Invariância de Galileu e Lorentz.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de maneira didática e pedagógica, a demonstração de que a Equação da Onda Eletromangética é invariante sobre Transformaçãoes de Lorentz mas é não invariante quando submetida às Transformações de Galileu. Para um melhor entendimento, serão discutidos alguns conceitos oriundos da Teoria da Relatividade Restrita (TRR) e aplicações diretas desses conceitos (Transformações de Lorentz). Também será apresentado uma
breve dicussão sobre as Transformações de Galileu bem como a dedução da Equação da Onda Eletromagnética, partindo da formulção diferencial das Equações de Maxwell.
Downloads
Referências
Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica: Mecânica. São Paulo, Edigard Blücher, 2006.
Neto, J. B. Matemática para Físicos com Aplicações: Vetores, Tensores e Espinores. São Paulo, Livraria da Física, 2010
Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica: Ótica, Relatividade, Física Quântica. São Paulo, Edigard Blücher, 2006.
Veloso, V. S. A (Não) Invariância da Equação da Onda Eletromagnética Sob as Transformações de
(Galileu) Lorentz. Janaúba - MG. 48 f. [Trabalho de Conclusão de Concurso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)]. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. 2019.
Baldiotti, M. C. Teoria da Relatividade.[On-line]. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/pessoal/baldiotti/2FIS026A.pdf>. Acesso em 15 jun., 2019.
Tipler, P. A. Física Moderna, Rio de Janeiro, LTC, 2014.
Rocha, A. N., Rizzuti, B. F., Mota, D. S. Rev. Bras. Ensin. Física 35, 4, (2013).
Tipler, P. A. Mosca, G. Physics for scientists and engineers: with modern physics, WH Freeman & Co. 2008.
Halliday, D., Resnick. Walker, J. Fundamentos de Física: Óptica e Física Moderna, Rio de Janeiro, LTC, 2012.
Griffiths, D. J. Eletrodinâmica. 3ª Edição. São Paulo. Pearson Education. 2011.
de Jesus, H. M. Análise sobre a equivalência entre as eletrodinâmicas de Lorentz e de Einstein. Salvador - BA. 80 f. [Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências)]. UFBA. 2010.
de Araújo, V. E. C. O princípio da relatividade e a invariância das equações de Maxwell. Patos - PB. 49 f. []Monografia (Curso de Licenciatura em Física)]. UEPB. 2017.
Reitz, J. R. Milford. F. J. Christy. R. W. Fundamentos da Teoria Eletromagnética. 3ª edição. Rio de Janeiro. Campus. 1988.
Stachel, J. Rev. Bras. Ens. Fis. 27, (2004).
Chou, C. W. Hume, D. B. Rosenband, Wineland, D. J. Science 329, 1630, (2010).
Hawking, S. Hawking, L. George’s Secret Key to the Universe. Simon & Schuster Books for Young Readers, 2010.
Michelson, A. A. Morley, E. W. Amer. Journ. of Scien. 34, (1887).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).