Interdisciplinaridade na Aula de Física : explorando a linguagem como meio de desenvolvimento das competências em ciências

Autores

  • Diana Esther Tuyarot de Barci IFSEMG Campus Juiz de Fora
  • Wagner Belo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.38783

Palavras-chave:

Ensino de física. Interdisciplinaridade. Novas metodologias. Integração.

Resumo

O objetivo do trabalho é incentivar a interdisciplinaridade. Apresenta-se uma experiência de diálogo entre duas áreas de conhecimento: a física e a língua espanhola. É desenvolvido o conceito físico de corrente elétrica. Em colaboração com o professor de língua espanhola e utilizando o livro “La luz es como el água” de Gabriel Garcia Márquez aponta-se para o envolvimento dos estudantes através da linguagem como meio de transmissão de conhecimentos. Explora-se a forma de atingir as competências em ciências, para isto, sugeriu-se aos estudantes interpretar o livro e destacar além do conceito de corrente elétrica, outros conceitos físicos contidos no texto. A proposta foi embasada nas ações pedagógicas que são orientadas pelos PCNs e outros documentos oficiais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os resultados são apresentados através das avaliações realizadas dos trabalhos elaborados pelos alunos. Seguindo um roteiro pré-estabelecido estas tarefas organizadas num contexto sócio - interacionista conduzem ao estudante pelos caminhos para atingir os objetivos da disciplina. Os estudantes tiveram liberdade para expressar suas ideias além dos conhecimentos pretendidos e para elaborar as apresentações utilizando meios alternativos como, por exemplo, multimídias. Também elaboraram um painel com os resultados que ficou exposto no corredor da escola. A avaliação dos trabalhos foi realizada na perspectiva formativa utilizando-se os relatórios e apresentações como instrumentos para registrar o conhecimento alcançado e evidenciar as dificuldades. Analisa-se o conjunto à luz de trabalhos que fundamentam o conceito de interdisciplinaridade e a necessidade de desenvolver ações neste sentido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL a. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília: MEC/SEMTEC, (2000) Pag 12 Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf, acesso em junho 2021

________ b.. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO) Parte I - Bases Legais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília: MEC/SEMTEC (2000) Pags 21, 77 Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf , acesso em junho 2021

FETZNER, A. R. Perspectivas criticas da avaliação, texto 2. Disponivel em https://rfp.sesc.com.br/moodle/pluginfile.php/2152/mod_folder/content/0/Teresa_Steban_Texto_22-10-2014_Salto%20para%20o%20Futuro%20Avaliacao.pdf?forcedownload=1 acesso Junho/2021

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, 23ª Ed. Cortes; Autores associados, Coleção polemicas do nosso tempo; 4. (1989)

GASPAR, Alberto. Física, volume unico, Ed. Atica, (2009)

KAWAMURA, Maria Regina Dubeux, HOSOUME, Yassuko. A Contribuição da Física para um Novo Ensino Médio. Física na Escola, v.4, n.2. (2003)

MARQUEZ, G. G.,e VENDREL, C. S. La luz es como el agua, Ed Norma (1999)

MEC, Lei de Diretrizes e Bases, LDB (1996). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm acesso em junho, 2021

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU. (1986)

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília, Ed UnB, (2006) 186p, ISBN 85-230-0826-8

NEUENFELDT, A. E. e RODRIGUES, A. W. Da Luz. Interdisciplinaridade na escola: uma possibilidade a partir do texto como eixo organizador de unidades didáticas interdisciplinares, Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação ISSN: 1681-5653 (2010)

PAEZ, G. R. e SOUZA, M. do C. Uso de Paradidáticos em Aulas de Matemática: uma experiência com “O Homem que Calculava”, Atas II ENREDE, UFSCar, SP. (2010)

PETRUCCI, Diego. El Taller de Enseñanza de Física de la UNLP como innovación: diseño, desarrollo y evaluación, Revista de Enseñanza de la Física. Vol. 22, Nº 2, (2009)

SANCHEZ, Claudio. FÍSICA Y LITERATURA EN LA OBRA DE JULIO VERNE, Revista de Enseñanza de la Física. Vol. 22, Nº 2, (2009)

SANTOS, Eloísa Helena. A interdisciplinaridade como eixo articulador do Ensino Médio e do Ensino Técnico de nível Médio Integrados. In: Ensino Médio integrado à educação profissional: integrar para quê?” Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (2006)

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. 3ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO. (1999)

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

TUYAROT DE BARCI, Diana Esther; RODRIGUES BELO, Wagner Eduardo. Interdisciplinaridade na Aula de Física : explorando a linguagem como meio de desenvolvimento das competências em ciências . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 46–54, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.38783. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/38783. Acesso em: 26 abr. 2024.