Interdisciplinaridade na Aula de Física : explorando a linguagem como meio de desenvolvimento das competências em ciências
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.38783Palavras-chave:
Ensino de física. Interdisciplinaridade. Novas metodologias. Integração.Resumo
O objetivo do trabalho é incentivar a interdisciplinaridade. Apresenta-se uma experiência de diálogo entre duas áreas de conhecimento: a física e a língua espanhola. É desenvolvido o conceito físico de corrente elétrica. Em colaboração com o professor de língua espanhola e utilizando o livro “La luz es como el água” de Gabriel Garcia Márquez aponta-se para o envolvimento dos estudantes através da linguagem como meio de transmissão de conhecimentos. Explora-se a forma de atingir as competências em ciências, para isto, sugeriu-se aos estudantes interpretar o livro e destacar além do conceito de corrente elétrica, outros conceitos físicos contidos no texto. A proposta foi embasada nas ações pedagógicas que são orientadas pelos PCNs e outros documentos oficiais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os resultados são apresentados através das avaliações realizadas dos trabalhos elaborados pelos alunos. Seguindo um roteiro pré-estabelecido estas tarefas organizadas num contexto sócio - interacionista conduzem ao estudante pelos caminhos para atingir os objetivos da disciplina. Os estudantes tiveram liberdade para expressar suas ideias além dos conhecimentos pretendidos e para elaborar as apresentações utilizando meios alternativos como, por exemplo, multimídias. Também elaboraram um painel com os resultados que ficou exposto no corredor da escola. A avaliação dos trabalhos foi realizada na perspectiva formativa utilizando-se os relatórios e apresentações como instrumentos para registrar o conhecimento alcançado e evidenciar as dificuldades. Analisa-se o conjunto à luz de trabalhos que fundamentam o conceito de interdisciplinaridade e a necessidade de desenvolver ações neste sentido.
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