MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Marcos Antonio Souza Instituto Federal do Piauí
  • Vitória Silva de Freitas Dutra Instituto Federal do Piauí
  • Heully Fernandes de Lima Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Jefferson Whercullis da Silva Souza Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i3.37619

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Divulgação Científica. Formação de Professores.

Resumo

Com base na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, este artigo propõe e discute a utilização de mapas conceituais na divulgação científica de tópicos de pesquisa em Física, na formação de professores em uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Física. Tendo como objetivos avaliar o entendimento dos estudantes acerca de temas avançados como a Física de partículas, Matéria Condensada, Computação Quântica, Física Nuclear, Astronomia e Física Médica, de modo a investigar a forma como conceitos complexos são assimilados e contextualizados dentro da estrutura cognitiva dos alunos.

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Publicado

2022-01-20

Como Citar

SOUZA, Marcos Antonio; DE FREITAS DUTRA, Vitória Silva; DE LIMA, Heully Fernandes; DA SILVA SOUZA, Jefferson Whercullis. MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 29–52, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v5i3.37619. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/37619. Acesso em: 21 dez. 2024.