AN E-DIGRAPH FOR THE THERMODYNAMIC POTENTIAL ENERGIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i3.37178

Palavras-chave:

Thermodynamic Potentials Energies. Thermodynamic Cube. Teaching of Thermodynamics. E-digraph representation. Open Systems.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um cubo com uma distribuição direcionada das energias potenciais termodinâmicas (E-dígrafo) de forma a complementar os cubos de Pate (1999), Kerr & Macosko (2011), Pogliani (2018) e Kocik (2018) e propõe um modelo alternativo para a obtenção das Identidades de Maxwell, bem como para a obtenção das Relações Diferenciais de Euler, Gibbs, Gibbs-Duhen e Euler, sem utilizar as Transformações de Legendre e combinar, duas a duas, as variáveis livres da termodinâmica para facilitar o entendimento da os significados das energias térmicas, químicas e mecânicas. Este modelo pode ser complementado com um sistema de referência direcionado aos Potenciais Termodinâmicos (S-dígrafo), a fim de dar continuidade ao trabalho de Massieu (1869, apud BALIAN, 2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jornandes Jesús Correia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Licenciado e Bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia. Concluiu a Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática Superior pela Fundação Educacional Severino Sombra, em Vassouras, Rio de Janeiro. É Mestre em Meteorologia Agrícola, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Área de Radiação Solar e Terrestre, na cidade de Viçosa, Minas Gerais. É Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na Área de Física Atômica e Molecular, na cidade de São Carlos, São Paulo. Desenvolve trabalhos na Área de Ensino de Física no Grupo de Pesquisa Didática das Ciências Experimentais e da Matemática - GDICEM (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/10217), junto ao Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira (MP). É Professor Pleno e Decano do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista, Bahia.

Referências

ARENS, R. An Axiomatic Basis for Classical Thermodynamics. Journal of Mathematical Analysis and Applications. 6, 207-229. 1963. Available in <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0022247X63900052>. Access at: jan. 02 2020.

BALIAN, R. François Massieu and the thermodynamic potential. Comptes Rendus Physique. 18,526-539. 2017.

BRAGA, J. P. A Formulação ab-initio da segunda lei da termodinâmica. Química Nova, 21(4), 1998. Available in <http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n4/3200.pdf>. Access at: jan 02 2020.

CALLEN, H. B. Thermodynamics and a Introduction to Thermoestatistics, Second Edition, John Wiley and Sons, New York, 1985.

CORREIA, J.J.; MAGALHÃES, L. D. R.; LIMA, L. S. Obstáculos Epistemológicos e o Conceito de Calor. Scientibus Série Ciências Físicas 04: 1-10, 2008. Available in: <http://dfis.uefs.br/sitientibus/vol4/Jornandes-Main-SPSS2008.pdf>. Access at: nov 10 2019.

CORREIA, J.J; JOSÉ, W. D. O conceito de trabalho de uma força em livros didáticos, In: IX COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO (ISSN 2175-5493), Vitória da Conquista (BA), Anais. Vitória da Conquista. MUSEU PEDAGÓGICO CASA PADRE PALMEIRA. 2011. v. 9, n. 1, p. 727-740, 2011. Available in: <http://periodicos.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/2663/2330>. Access at: nov 10. 2019.

CORREIA, J. J.; OLIVEIRA, W. C. A Definição de Energia Interna e o Enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica nos Livros Didáticos. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 184-215, dez. 2018. ISSN 2316-1205. Available in: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647>. Accesso at: nov 10 2019.

CORREIA, J. J.; OLIVEIRA, W. C. A definição de Entalpia em Livros Didáticos. Revista Binacional Brasil–Argentina. v. 8, n. 1, p. 327-363, mai. 2019. Available at: <https://www.researchgate.net/publication/339276026_A_definicao_de_%27entalpia%27_em_livros_didaticos>. Access at: jan 13 2021.

CORREIA, J. J; GUIMARÃES, G. F. Definição da energia livre de Helmholtz em fontes didáticas. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 141-169, mar. 2020. ISSN 2316-1205. Recovered from: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7869>. Access at: jan 28 2021.

FOX, R. F. J. Chem. Educ. 53, 7 (1976).

GIBBS, J. W. Collected Works, Vol. I, Thermodynamics, Longman, New York, 1928.

KERR, W. C.; MACOSKO, J. C. Thermodynamic Venn diagrams: Sorting out forces, fluxes, and Legendre transforms. American Journal of Physics. 79 (9), 950. 2011. Available in: <https://www.researchgate.net/publication/235736528_Thermodynamic_Venn_diagrams_Sorting_out_forces_fluxes_and_Legendre_transforms>. Access at: apr 18 2020. DOI: 10.1119/1.3599177.

KOCIK, J.: On Geometry of Pheonomenological Thermodinamics. Jul. 2018. Available in: <https://www.researchgate.net/publication/326586312_On_geometry_of_phenomenological_thermodynamics>. Access at: dec 25 2019.

KOENIG, F. O. J. Chem. Phys. 3, 29 (1935).

KOENIG, F. O. J. Chem. Phys. 56, 4556 (1972).

PÁDUA, A. B.; PÁDUA, C; G.; SILVA, J. L. C.; MARTINS, R. S.; POSTALI, F. B.; TIRITAN, L. A. C. Termodinâmica clássica ou termodinâmica do equilíbrio: aspectos conceituais básicos. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas. v. 29, n. 1, p. 57-84. 2008.

PATE, S. F. The thermodynamic cube: A mnemonic and learning device for students of classical thermodynamics. American Journal of Physics. 67, 1111. 1999.

POGLIANI, L. Digraphs, Graphs and Thermodynamics Equations. In: HAGHI, A. K. et al (org.) Applied Chemistry and Chemical Engineering, Vol. I – Mathematical and Analytical Techniques. Apple Academic Press, Canadá, 2018.

SÁ MARTINS, J. S de. Aula 2.5 – [Termodinâmica] Processos a pressão constante, calor latente e entalpia. Physics Institute of Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brazil. Youtube, video classes UFF, 2014. Available in: https://www.youtube.com/watch?v=2CkJ1iJ3nBI&list=PLJHqUYUf9YoopjoVLiuc1jj3YSiT9yzpl&index=5. Accessed in: Jan 25 2019.

ZHAO, J. –C. A Minemonic Scheme for Thermodynamic. Materials Reseach Society Bulletin. V. 34, february 2009. Available in:

<http://web.mit.edu/course/8/8.593/spring10/bk/on_MRS_Thermodynamic_Mnemonic.pdf.> Acessa at: apr 16 2020.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Como Citar

CORREIA, J. J. AN E-DIGRAPH FOR THE THERMODYNAMIC POTENTIAL ENERGIES. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–28, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v5i3.37178. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/37178. Acesso em: 26 nov. 2022.