ENSINO DA FÍSICA EM MOÇAMBIQUE: DESAFIOS DAS TICS E PRÁTICAS DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.36512

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino centrado no aluno. TICs. Moçambique.

Resumo

O currículo de Física em Moçambique encontra-se dividido em unidades didáticas que preconizam atividades letivas na sala de aula, em laboratórios e atividades complementares em diversos ambientes, com vista a motivar os alunos e tornar a aprendizagem mais prática. Assim sendo, o artigo objetiva apresentar os desafios do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e do ensino de Física centrado no aluno em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, embasada pelo método bibliográfico e questionário, com formulário online, aplicado a 54 professores de Física, de diferentes níveis de ensino. Constatou-se que diversas instituições de ensino em Moçambique não têm laboratórios de ensino; durante a formação dos professores não se fornecem subsídios necessários para o uso das TICs; e a aprendizagem voltada ao aluno tem vantagens cognitivas, afetivas e psicomotoras. Conclui-se que com o uso das TICs e práticas de ensino de Física centrado no aluno, pode-se desenvolver laboratórios virtuais para fazer face a demanda de aulas experimentais e torna a aprendizagem mais fácil, dinâmica e contextualizada. Porém, a fraca expansão das TICs nas zonas rurais é um dos fatores que limita o seu uso no ensino em Moçambique.

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Biografia do Autor

Hermen Aurélio Fernando Beirão, Universidade Rovuma

Licenciado em Ensino de Física com habilitação em Supervisão Educacional. Universidade Rovuma. Delegação de Nampula

Amane Santos, Universidade Rovuma

Licenciado em Ensino de Física com habilitações em Ensino de Matemática. Docente. Universidade Rovuma - Delegação de Montepuez

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

GONÇALVES FORTES, António; AURÉLIO FERNANDO BEIRÃO, Hermen; AMANE, Santos. ENSINO DA FÍSICA EM MOÇAMBIQUE: DESAFIOS DAS TICS E PRÁTICAS DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 44–60, 2021. DOI: 10.26512/rpf.v5i2.36512. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/36512. Acesso em: 25 abr. 2024.