POSSIBILIDADES DO USO DE OBRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.36153Palavras-chave:
Cinema. Ensino de Física. Ficção Científica. História da Ciência. Literatura.Resumo
Este artigo tem por finalidade analisar o uso de filmes e livros de ficção científica como recursos auxiliares para o ensino de física. Foram avaliadas diferentes possibilidades de inserção da ficção científica para estimular a motivação pela aprendizagem de temas científicos, bem como na contextualização de conceitos científicos em atividades educacionais abordando conteúdos relacionados tanto à física básica, quanto à física moderna e contemporânea, que estão presentes no currículo das escolas de ensino médio e em disciplinas de cursos superiores das áreas das ciências exatas. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica a respeito de trabalhos de pesquisas já realizadas sobre este tema tanto no Brasil quanto em países estrangeiros. Foi feito também um estudo sobre a história da Ficção Científica, em busca de obras tanto bibliográficas quanto cinematográficas com um potencial para serem utilizadas no contexto do ensino de física. Certas obras de ficção científica foram escolhidas tendo em vista a potencialidade de utilização para auxiliar no ensino de física e na divulgação científica, tendo em vista também a possibilidade de incentivar jovens talentos para carreiras científicas. Algumas atividades de divulgação científica e oficinas didáticas foram realizadas e analisadas a partir de seus resultados.
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