POSSIBILIDADES DO USO DE OBRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.36153

Palavras-chave:

Cinema. Ensino de Física. Ficção Científica. História da Ciência. Literatura.

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar o uso de filmes e livros de ficção científica como recursos auxiliares para o ensino de física. Foram avaliadas diferentes possibilidades de inserção da ficção científica para estimular a motivação pela aprendizagem de temas científicos, bem como na contextualização de conceitos científicos em atividades educacionais abordando conteúdos relacionados tanto à física básica, quanto à física moderna e contemporânea, que estão presentes no currículo das escolas de ensino médio e em disciplinas de cursos superiores das áreas das ciências exatas. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica a respeito de trabalhos de pesquisas já realizadas sobre este tema tanto no Brasil quanto em países estrangeiros. Foi feito também um estudo sobre a história da Ficção Científica, em busca de obras tanto bibliográficas quanto cinematográficas com um potencial para serem utilizadas no contexto do ensino de física. Certas obras de ficção científica foram escolhidas tendo em vista a potencialidade de utilização para auxiliar no ensino de física e na divulgação científica, tendo em vista também a possibilidade de incentivar jovens talentos para carreiras científicas. Algumas atividades de divulgação científica e oficinas didáticas foram realizadas e analisadas a partir de seus resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERGARIA, Danilo. Quando a ficção inspira a ciência. Ciência e Cultura, v. 62, n. 2, p. 65, 2010.

ALLEN, L. D. No mundo da ficção científica. São Paulo: Sumus, 1974.

ASIMOV, Isaac. Escolha a catástrofe. São Paulo: Círculo do Livro, 1979.

BARNETT, M. et al. The Impact of Science Fiction Film on Student Understanding of Science. Journal of Science Education and Technology, v. 15, n. 2, 2006.

BORKOWSKI, J. G.; MUTHUKRISHNA, N.. Moving metacognition into the classroom; “working models” and effective strategy teaching. In: PRESSLEY, M.; HARRIS, K. R.; GUTHRIW, J. T.. Promoting academic competence and literacy in school. San Diego: Academic Press, 1992.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa P.; RIBEIRO, Elisa A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá (MG), v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

CLARKE, Arthur C. The Sentinel. London: Avon Periodicals, 1951.

DUBECK; Leroy W. Science Fiction aids Science Teaching. The Physics Teacher, n. 28, p. 316, May 1990.

FERREIRA, Júlio C. D; RABONI, Paulo C. de Almeida. A ficção científica de Júlio Verne e o ensino de física: uma análise de “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 84-103, 2013.

FRAKNOI, Andrew. Teaching astronomy with Science fiction: a resource guide. Astronomy Education Review, v. 1, n. 2, p. 112-119, 2002.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’ Água, 1995.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES-MALUF, Marcilene Cristina; SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência & Educação, Bauru (SP), v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: teorias e práticas, v. 2, n. 2, p. 191-208, 2002.

JOHNSON, Brian David. Beyond Science Fiction: The American Dream. Computer, v. 49, p. 91-93, January 2016.

KAKU, Michio. Física do Impossível. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010.

KRAUSS, Lawrence M. A Física de Jornada nas Estrelas. São Paulo: Makron, 1996.

NEVES, M. C. Danhoni. Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching. Revista Ciências Exatas e Naturais, ano 1, n. 2, p. 91-101, jan./jun. 2000.

PARRINDER, Patrick. Science fiction: it’s Criticism and Teaching. Londres: Methuen, 1980.

PÉREZ, Maria Francisca Petit; MATARREDONA, Jordi Solbes. La ciencia ficción y la enseñanza de las ciências. Enseñanza de las ciências - Revista de investigación y experiencias didácticas, n. 30, v. 2, p. 55-72, 2012.

PIASSI, Luis Paulo de C. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. São Paulo: Tese de Doutorado (USP), 2007.

RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. O Sonho de Johannes Kepler: uma tradução do primeiro texto de hard sci-fi. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 1, e1602, 2018.

ROBERTS, Adam. A Verdadeira História da Ficção Científica. São Paulo: Seoman, 2018.

SAGAN, Carl. Contato. São Paulo: Companhia das Letras, 1985.

SILVA, Javier Grilli. Cine de ciencia ficción y enseñanza de las ciências ”“ Dos escuelas paralelas que deben encontrarse en las aulas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, n. 13, v. 1, p. 137-148, 2016.

SURMELI, Hikmet. Examination the effect of science fiction films on science education students’ attitudes towards STS course. Procedia - Social and Behavioral Sciences, n. 47, p. 1012-1016, 2012.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

TANG, Michael. The impact of science fiction media on student interest and learning. Bozeman (USA): Master of Science - Montana State University, 2014.

VERNE, Júlio. Da Terra à Lua. Porto Alegre: L&PM, 2018.

VERNE, Júlio. Vinte Mil Léguas Submarinas. São Paulo: Hemus, 1972.

ZANETIC, J. Física e Cultura. Ciência e Cultura, v. 57, n. 3, p. 21-24, 2005.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

SORENSEN, Rafael do Nascimento; TEIXEIRA, Ricardo. POSSIBILIDADES DO USO DE OBRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 31–43, 2021. DOI: 10.26512/rpf.v5i2.36153. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/36153. Acesso em: 20 abr. 2024.