Luxímetro Didático Comparativo: abordagem pedagógica em sala de aula

Autores

  • Monica LOPIM UFJF
  • S. L. França
  • M. F. S. Costa
  • B. F. Rizzuti
  • B. Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.33319

Palavras-chave:

Sequência Didática. Luxímetro. Eficiência energética. Pluralismo metodológico.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo a apresentação das etapas de uma sequência didática aplicada
em sala de aula baseada no conceito de eficiência energética de lâmpadas. Para tal, foi utilizado
um produto educacional experimental nomeado Luxímetro Didático Comparativo. O pluralismo
metodológico foi escolhido para a elaboração desta sequência. Ela foi aplicada para turmas tanto
de segundo quanto de terceiro anos do ensino médio, indicando possíveis atitudes produtivas dos
aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P.Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart andWinston, 1968. 53, 56

BORIN M.; GIORDAN, M. Percepções na teoria sociocultural de vigotski: uma análise naescola.Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 113”“125, 2012. 57

BRASIL.PCN+ ENSINO MÉDIO - Orientações Educacionais Complementares aos ParâmetrosCurriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação e Cultura - SEMTEC, 2002. 53

BROCKINGTON G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveisaos conceitos de física moderna?Investigação em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 387”“404,2005. 62

CAPECCHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. Atividade de laboratório como instrumentopara abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula.Pro-Posições, v. 17, n. 1, p.137”“153, 2006. 53

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação.Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765”“794, 2018. 53, 54

CARVALHO, A. M. P. et al.Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 53, 56, 58

FEYERABEND, P.Against Method: Outline of an Anarchistic Theory of Knowledge. New York:Verso Books, 2010. 56

LABURÚ C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências.Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 247”“260, 2003. 53, 56

LOPIM, M. M. et al. LÚdico - luxímetro didático comparativo.Física na Escola, v. 16, n. 2, p.40”“44, 2018. 53, 54

PIAGET, J.Structuralism. New York: Harper & Row, 1970. 53

RÉGNER, A. C. K. Feyerabend e o pluralismo metodológico.Epistéme: Filosofia e História dasCiências em Revista, v. 1, n. 2, p. 61”“78, 1996. 56

SASSERON, L. H.Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor - Texto6. 2008. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/acessar/> ”“ Acesso em 07 ago. 2020.60

SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: Oportunidadesde interação social e sua importância para a construção da autonomia moral.Alexandria:Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 199”“220, 2017. 53, 57

SOLINO A. P.; FERRAZ, A. T.; SASSERON, L. H. Ensino por investigação como abordagemdidática: Desenvolvimento de práticas científicas escolares. XXI Simpósio Nacional deEnsino de Física. 2015. 60

TAUCHEN, G. S. J. A.Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas.Curitiba: Editora CRV, 2012. 62

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

LOPIM, Monica; FRANÇA, S. L.; COSTA, M. F. S.; RIZZUTI, B. F.; GONÇALVES, B. Luxímetro Didático Comparativo: abordagem pedagógica em sala de aula. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 52–72, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i3.33319. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/33319. Acesso em: 23 nov. 2024.