Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha peltier
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.31837Palavras-chave:
Cultura Maker. Pastilha Peltier. Construcionismo.Resumo
Em um cenário educacional composto de muitas dificuldades no que se diz respeito ao ensino/aprendizagem na disciplina de Física, a utilização de metodologias inovadoras é uma tendência a ser analisada para se obter um maior rendimento na disciplina. O presente trabalho tem por objetivo descrever como a cultura maker pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem propondo a construção de uma mini-geladeira de pastilha peltier a partir da perspectiva maker, e no momento da construção e funcionamento desta, identificar os principais conceitos físicos que podem ser desenvolvidos com os alunos.
Downloads
Referências
ALVES FILHO P. J.Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista. 302 f. Tese(Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais) ”“ Universidade Federal de SantaCatarina, 2000.
DANVIC.Pastilha de efeito peltier, c2020. Disponível em <http://www.danvic.com/produtos/pastilha-de-efeito-peltier/>
FERNANDES, J. D. F. S.; BRAZ, A. F.; MACHADO, L. S. S. X.; PIMENTEL, E . S.; FARIAS,A. V. A.; CAMPOS, A. L. P. S.Refriferação utilizando pastilhas de efeito peltier. Holos. V.2, p.25-31. 2010
HALVERSON, E. R.; SHERIDAN, K. M.; BRAHMS, L.; LITTS, B. K.; JACOBS-PRIEBE, L.;OWENS, T.Learning in the making: A comparative case study of threemakerspaces. HarvardEducational Review, v. 4, n. 84, 505”“531, 2014.
MONTEIRO, P. P.; SENA, A. J.Sistema de resfriamento de equipamentos industriais utilizandocélulas peltier.
INOVA TEC: A Revista Eletrônica da Estácio Belém, v. 1, Belém, 2016.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H.Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas gerama dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.
PAPERT, S. Mindstorms:Children, computers and powerful ideas. Basic Books, inc. ArtesMédicas: Porto Alegre. 1980.
SILVEIRA, F.Design & Educação: novas abordagens. In: MEGIDO, V. F. (Org.). A Revoluçãodo Design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016, p. 116-131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).