Abordagem simbiótica entre TICs e física no ensino médio mediada por arduino
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.29094Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Arduino, Física, Relação Simbiótica.Resumo
O presente trabalho consiste no relato de uma sequência didática desenhada de modo a despertar nos estudantes o interesse intrínseco pelo estudo através da valorização dos conhecimentos e métodos próprios da ciência, de maneira a desenvolver competências ligadas à cultura digital e capacitá-los a lidar de forma crítica e consciente com as tecnologias de informação e comunicação, assim como, em particular, ilustrar conceitos, termos e procedimentos típicos da Física. Destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, o trabalho foi executado como atividade complementar no espaço físico disponibilizado pela escola em sábados não letivos. Composta por 20 encontros de 2h cada, todos os recursos tecnológicos que constituíram ferramentas de trabalho foram adquiridos com aportes oriundos do PROEMI, projeto do Governo Federal voltado ao desenvolvimento de atividades inovadoras no Ensino Médio. Ao final das análises, constatou-se nítida evolução conceitual nos alunos que dele participaram, para além da aquisição de algumas habilidades técnicas.
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