Abordagem simbiótica entre TICs e física no ensino médio mediada por arduino

Autores

  • R. B. Souza

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.29094

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Arduino, Física, Relação Simbiótica.

Resumo

O presente trabalho consiste no relato de uma sequência didática desenhada de modo a despertar nos estudantes o interesse intrínseco pelo estudo através da valorização dos conhecimentos e métodos próprios da ciência, de maneira a desenvolver competências ligadas à cultura digital e capacitá-los a lidar de forma crítica e consciente com as tecnologias de informação e comunicação, assim como, em particular, ilustrar conceitos, termos e procedimentos típicos da Física. Destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, o trabalho foi executado como atividade complementar no espaço físico disponibilizado pela escola em sábados não letivos. Composta por 20 encontros de 2h cada, todos os recursos tecnológicos que constituíram ferramentas de trabalho foram adquiridos com aportes oriundos do PROEMI, projeto do Governo Federal voltado ao desenvolvimento de atividades inovadoras no Ensino Médio. Ao final das análises, constatou-se nítida evolução conceitual nos alunos que dele participaram, para além da aquisição de algumas habilidades técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. Holt, Rinehart and Winston New York, 1978.

BORGES, A. T. Modelos mentais de eletromagnetismo. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 7-31, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso 27 de setembro de 2019.

DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A. (1990). Física. São Paulo: Cortez.

LARA, A. L.; MANCIA, L. B.; SABCHUK, L.; PINTO, A. E. A.; SAKAGUTI, P. M. Y. ENSINO DE FÃSICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF 2013 - São Paulo, SP.

LYRA, D. G. Os três momentos pedagógicos no ensino de ciências na educação de jovens e adultos da rede pública de Goiânia, Goiás: o caso da dengue. 2013. 117p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Goiás, Goiânia.

MCROBERTS, M. Arduíno Básico. São Paulo: Novatec, 2011.

MOREIRA, M. A. Modelos Mentais. Investigações em Ensino de Ciências - V1(3), pp.193-232, 1996.

MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. Porto Alegre. v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A teoria da aprendizagem significativa. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2009.

MUENCHEN, C.; DEMÉTRIO, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Física". Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 3, 617-638, 2014

PIRES, M. A.; VEIT, E. A. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 241 -248, (2006).

VERONEZ, D.; LUNKES, M.; MUCHENSKI, F.; VIZZOTTO, L. A Utilização das TICs no Ensino de Física para trabalhar conceitos de MRU e MRUV. Ensino & Pesquisa, v. 13, n°1 (2015).

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

SOUZA, R. B. Abordagem simbiótica entre TICs e física no ensino médio mediada por arduino. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 41–54, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.29094. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/29094. Acesso em: 21 nov. 2024.