Ensino e aprendizagem de eletrostática utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti

Autores

  • Pâmella Gonçalves Barreto Universidade Federal do Tocantins
  • João Pedro Almeida Sales Universidade Federal do Tocantins
  • Lídia Cruz de Araújo Universidade Federal do Tocantins
  • Phablo Henrique Duarte Maia Universidade Federal do Tocantins
  • Matheus Pereira Lobo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.26932

Palavras-chave:

Aprendizagem, Eletrostática, Metodologia de Ensino.

Resumo

Considerando a perspectiva de como trabalhar os conceitos de eletrostática em sala de aula de forma a construir o conhecimento e avaliar o grau de aprendizagem dos alunos, objetiva-se nesse artigo analisar duas aulas aplicadas para alunos da terceira série do ensino médio com a temática eletrostática, levando-se em conta os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti como estrutura de planejamento de aula. Para tanto, procede-se à estruturação da aula em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, junto com a utilização de um quiz como avaliação do aprendizado. Desse modo, observa-se que a metodologia se mostrou eficaz quando analisamos os dados do diário de bordo e a aplicação do quiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

GONÇALVES, A. L.; LARCHERT, J. M. Avaliação da aprendizagem: Pedagogia, vol. 6 - EAD / Elaboração de conteúdo. Ilhéus, BA: EDITUS, 2011.

RAMALHO, J. F. Os Fundamentos da Física. V. 3. Eletricidade, introdução à física moderna e análise dimensional. 10. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.

SILVA, D. S. G.; MATOS, P. M. S.; ALMEIDA, D. M. Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação. Pelotas, n. 37, jan-abril, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4651> Acesso em: 26 ago., 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

BARRETO, Pâmella Gonçalves; SALES, João Pedro Almeida; DE ARAÚJO, Lídia Cruz; MAIA, Phablo Henrique Duarte; LOBO, Matheus Pereira. Ensino e aprendizagem de eletrostática utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 55–65, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.26932. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/26932. Acesso em: 26 set. 2024.