Ensino e aprendizagem de eletrostática utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.26932Palavras-chave:
Aprendizagem, Eletrostática, Metodologia de Ensino.Resumo
Considerando a perspectiva de como trabalhar os conceitos de eletrostática em sala de aula de forma a construir o conhecimento e avaliar o grau de aprendizagem dos alunos, objetiva-se nesse artigo analisar duas aulas aplicadas para alunos da terceira série do ensino médio com a temática eletrostática, levando-se em conta os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti como estrutura de planejamento de aula. Para tanto, procede-se à estruturação da aula em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, junto com a utilização de um quiz como avaliação do aprendizado. Desse modo, observa-se que a metodologia se mostrou eficaz quando analisamos os dados do diário de bordo e a aplicação do quiz.
Downloads
Referências
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
GONÇALVES, A. L.; LARCHERT, J. M. Avaliação da aprendizagem: Pedagogia, vol. 6 - EAD / Elaboração de conteúdo. Ilhéus, BA: EDITUS, 2011.
RAMALHO, J. F. Os Fundamentos da Física. V. 3. Eletricidade, introdução à física moderna e análise dimensional. 10. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
SILVA, D. S. G.; MATOS, P. M. S.; ALMEIDA, D. M. Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação. Pelotas, n. 37, jan-abril, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4651> Acesso em: 26 ago., 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).