Os principais tipos de materiais magnéticos e o princípio de exclusão de PAULI
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25845Palavras-chave:
Eletromagnetismo. Ensino de Física. Materiais Magnéticos.Resumo
Os materiais magnéticos desempenham um papel importante na economia mundial e no desenvolvimento de novas tecnologias, pois possuem aplicações em produtos e processos industriais. Suas utilizações vão desde dispositivos com funções simples até componentes sofisticados utilizados na indústria eletroeletrônica (RODRÍGUEZ, 1998). Apesar dessa importância, os materiais magnéticos e suas características são praticamente desconhecidos por grande parte dos professores e alunos, principalmente do ensino básico e uma das causas é a lacuna deixada pelos livros didáticos, deste nível de ensino. Baseado neste fato, este trabalho visa abordar, em um contexto clássico, as principais características que envolvem os principais tipos de materiaisb magnéticos: os diamagnéticos (D), paramagnéticos (PM), ferromagnéticos (FM) e antiferromagnéticos (AF) visando colaborar/complementar o estudo do eletromagnetismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).