Equilíbrio mecânico de uma barra: uma proposta para o laboratório de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.26277

Palavras-chave:

Condições de equilíbrio para um corpo rígido. Torque e força. Ensino de física.

Resumo

Descrevemos aqui um experimento didático e de baixo custo visando a aprendizagem dos conceitos físicos de resultante de forças e torques, envolvidos no estudo do equilíbrio de um corpo extenso. Para tanto, uma régua de plástico é pivotada em uma de suas extremidades e submetida a uma carga na outra extremidade. O sistema é mantido em equilíbrio horizontal pela ação de uma terceira força direcionada para cima, exercida por um dinamômetro. Cálculos da intensidade da força exercida pelo dinamômetro em função da carga suportada pelo sistema e em função do ponto de aplicação do mesmo na barra são comparados com os dados experimentais revelando perfeita concordância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubaldo Martins Neves, Universidade Federal de São Carlos

Ubaldo M. Neves é professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos. Atua ensinando física, biofísica e matemática para estudantes de engenharia e biologia. Tem interesse pelo desenvolvimento de novos materiais sustentáveis e também ensino de ciências naturais e matemática.

Thiago Calsolari, Universidade Federal de São Carlos

Thiago Calcolari é físico e atua como técnico em Física na Universidade Federal de São Carlos campus Lagoa do Sino. 

Referências

ALONSO, M., FINN, E.J. Um curso Universitário-Mecânica. 2. ed., vol. 1, São Paulo, Bucher, 2014.

Graph [programa de computador- Versão 4.4.2, 2012)] Disponível livremente em: https://www.padowan.dk/download/ Acesso em junho de 2019.

Origin [programa de computador- Versão 8.5, 2010] OriginLab Corp., Northampton, MA, 2003.

SEARS, F., ZEMANSKY, M., Física. Vol.1, 12 ed., São Paulo, Pearson Addison Wesley, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

NEVES, Ubaldo Martins; CALSOLARI, Thiago. Equilíbrio mecânico de uma barra: uma proposta para o laboratório de física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 69–75, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.26277. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/26277. Acesso em: 26 abr. 2024.