Ensino de eletricidade via bancada luminotécnica e simulador PhET

Autores

  • Rafael Costa Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Moisés Abreu de Sousa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Rodrigo Rangel Ribeiro Bezerra Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Glaura Caroena Azevedo de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Divanizia Nascimento de Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Andréa de Lima Ferreira Novais Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25897

Palavras-chave:

Eletricidade. Ensino de Física. Bancada Luminotécnica.

Resumo

O ensino dos conceitos que envolvem os fenômenos elétricos no ensino médio se resume, na maioria das vezes, na apresentação dos conteúdos pelo professor e/ou resolução de exercícios. Neste contexto, uma proposta de ensino que incentive a utilização de atividades experimentais em consonância com atividades computacionais é necessária. A implementação dessa proposta leva a alguns questionamentos a respeito das vantagens e desvantagens no aprendizado dos estudantes quando comparadas com as aulas expositivas tradicionais (Santos & Dickman, 2019).

Segundo Baquero (2001) as atividades experimentais são importantes para o desenvolvimento dos conceitos científicos. Já Fiolhais e Trindade (2003, p. 264), afirmam que “embora as simulações não devam substituir por completo a realidade que representam, elas são bastante úteis para abordar experiências difíceis ou impossíveis de serem realizadas na prática”.

O presente trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que visa comparar a utilização de experimentos concretos (bancada luminotécnica) e virtuais (simulador PhET Interactive Simulations) com as aulas tradicionais expositivas. Além de realizar um estudo comparativo entre o uso de experimentos concretos e virtuais no ensino de física (Santos; Dickman, 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

ARAÚJO, Rafael Costa; DE SOUSA, Moisés Abreu; BEZERRA, Rodrigo Rangel Ribeiro; DE OLIVEIRA, Glaura Caroena Azevedo; FERREIRA, Fernanda Carla Lima; DE SOUZA, Divanizia Nascimento; FERREIRA NOVAIS, Andréa de Lima. Ensino de eletricidade via bancada luminotécnica e simulador PhET. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 91–92, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25897. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25897. Acesso em: 25 abr. 2024.