Utilização de jogos educativos como recurso no processo de ensino de ciências abordando tópicos de astrofísica

Autores

  • Aline Mariana Stiz Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Ricardo de Sousa Costa Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25880

Palavras-chave:

Ensino de Física. Jogos educativos. Aprendizagem significativa. Astrofísica.

Resumo

De acordo com os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, o ensino de Física tem-se realizado mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, sem uma correlação com o dia a dia dos alunos e professores, tornando o conhecimento sem importância, ou seja, vazio de significado, sempre enfatizando a teoria e a abstração, a utilização de fórmulas dando maior ênfase na resolução matemática do que em seu significado físico. Neste sentido, tornou-se necessário este trabalho pela necessidade de incorporar o lúdico na prática docente, explorando todos seus benefícios para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, onde houve a elaboração de jogos educativos, na intenção de auxiliar professores, considerando o lúdico como uma estratégia para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e no desenvolvimento de diferentes habilidades operatórias. Foram confeccionados três tipos de jogos lúdicos (Tabuleiro, Dominó e Memória) abordando conceitos de astronomia e astrofísica, para que os professores possam utilizar, tornando assim as aulas mais atrativas, afinal, aprender com prazer torna o resultado melhor, contando com o benefício da interdisciplinaridade dos conteúdos. Como resultado, a socialização de ideias e informações, além da interação entre os alunos, foi incessantemente verificada na execução desta pesquisa. Dessa forma, ao propor atividades diversificadas aos alunos, pôde-se contemplar o aprazimento das turmas ao observar quando foram questionados sobre a importância de usar jogos para aprender física, e também o desejo que outros professores utilizassem jogos em suas respectivas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

STIZ, Aline Mariana; COSTA, Ricardo de Sousa. Utilização de jogos educativos como recurso no processo de ensino de ciências abordando tópicos de astrofísica. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 59–60, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25880. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25880. Acesso em: 21 dez. 2024.