Utilização de jogos educativos como recurso no processo de ensino de ciências abordando tópicos de astrofísica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25880Palavras-chave:
Ensino de Física. Jogos educativos. Aprendizagem significativa. Astrofísica.Resumo
De acordo com os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, o ensino de Física tem-se realizado mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, sem uma correlação com o dia a dia dos alunos e professores, tornando o conhecimento sem importância, ou seja, vazio de significado, sempre enfatizando a teoria e a abstração, a utilização de fórmulas dando maior ênfase na resolução matemática do que em seu significado físico. Neste sentido, tornou-se necessário este trabalho pela necessidade de incorporar o lúdico na prática docente, explorando todos seus benefícios para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, onde houve a elaboração de jogos educativos, na intenção de auxiliar professores, considerando o lúdico como uma estratégia para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e no desenvolvimento de diferentes habilidades operatórias. Foram confeccionados três tipos de jogos lúdicos (Tabuleiro, Dominó e Memória) abordando conceitos de astronomia e astrofísica, para que os professores possam utilizar, tornando assim as aulas mais atrativas, afinal, aprender com prazer torna o resultado melhor, contando com o benefício da interdisciplinaridade dos conteúdos. Como resultado, a socialização de ideias e informações, além da interação entre os alunos, foi incessantemente verificada na execução desta pesquisa. Dessa forma, ao propor atividades diversificadas aos alunos, pôde-se contemplar o aprazimento das turmas ao observar quando foram questionados sobre a importância de usar jogos para aprender física, e também o desejo que outros professores utilizassem jogos em suas respectivas disciplinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).