Ensino de radiação térmica associada ao efeito estufa na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Vergnaud
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25869Palavras-chave:
Radiação Térmica. Efeito Estufa. Teoria dos Campos Conceituais.Resumo
É sabido que diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas a procura de novas metodologias e materiais didáticos para inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). A FMC chama a atenção da humanidade desde seus primórdios, e um grande desafio para os estudiosos da área, bem como, para profissionais da educação tem sido a transmissão do conhecimento científico de maneira mais simplificada. É interessante mostrar que conceitos e equações da FMC estão conectados integral ou parcialmente com acontecimentos cotidianos, e aparatos tecnológicos utilizados pela sociedade moderna, permitindo acima de tudo a formação de estudantes mais reflexivos, investigadores. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi introduzir a FMC em uma escola de EM através dos conceitos de radiação térmica ancorado na experimentação, via associação com o efeito estufa, e discutida na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud.
A TCC amplia e direciona a teoria de Piaget com foco nas operações lógicas, das estruturas gerais do pensamento para aquisição do conhecimento cognitivo baseado no sujeito em situação (Moreira, 2002). Para Vergnaud (1996) “no momento em que nos interessamos por aquilo que se passa na sala de aula, somos obrigados a nos interessar especialmente pelo conteúdo do conhecimento”. Pensando nisso a maior dificuldade do ensino é obter um avanço do conceito implícito para o conceito explícito, do saber fazer para o saber explicitar. Vergnaud argumenta que é aceitável que o aluno não domine o campo conceitual em um curto prazo, já que o conhecimento organizado em campos conceituais leva um período maior de tempo para ser compreendido pelo aluno e requer experiência, maturidade e aprendizagem (VIEIRA; BAZZO, 2007). Os conceitos-chave da teoria dos campos conceituais além do próprio conceitos de campo conceitual, são os conceitos de esquema, situação, invariante operatório e a sua concepção de conceito (Moreira, 2002). Nessa perspectiva fundamentou-se a abordagem de ensino com proposições fundamentais para efetivação da aplicação do produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).