Iluminação sustentável através do uso de garrafas pet por alunos do Ensino Médio do 3º ano

Autores

  • Walter Fiúsa dos Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Gilmar Alves Silva Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Roberto Câmara de Araújo Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25865

Palavras-chave:

Ensino de Física. Lâmpadas de Moser. Sustentabilidade. Redução do Custo de Energia.

Resumo

A proposta deste trabalho visa promover o desenvolvimento intelectual dos educandos, ao passo que desperte nos mesmos a consciência dos benefícios ambientais e socioeconômicos, provenientes do uso de materiais alternativos e de baixo custo, destacando-se a garrafa pet como principal matéria prima a ser usada na realização e desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. Este trabalho baseia-se na Base Orientadora de Ação (BOA III), conforme a Teoria do desenvolvimento das ações mentais de Galperin. Portanto, o educador deve dispor de ações planejadas, objetivas, que possibilitem aos educandos certa organização mental lógica com o intuito de realizar as atividades propostas pelo professor no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a escola busca dar uma resposta à comunidade local sugerindo alternativas que venham a colaborar com o desenvolvimento social, econômico e educacional. Logo, a partir do contexto exposto, se faz necessário levar para a sala de aula situações práticas dentro dos conteúdos que venham a somar com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos, levando em consideração a realidade da comunidade escolar e suas particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

DOS SANTOS, Walter Fiúsa; SILVA, Gilmar Alves; DE ARAÚJO, Roberto Câmara. Iluminação sustentável através do uso de garrafas pet por alunos do Ensino Médio do 3º ano. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 33–34, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25865. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25865. Acesso em: 20 nov. 2024.