Changing the classroom routine with the discipline "Experiments for the Fundamental and High School"

Authors

  • Cássio Sanguini Sergio Federal University of Roraima
  • Roberto Câmara de Araújo Federal University of Roraima

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25846

Keywords:

Experiment. Experimental Kit. Didatics.

Abstract

A base deste trabalho consiste na experiência adquirida ao ministrar a disciplina “Experimentos para o Ensino Médio e Fundamental”, do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), turmas 2016.2, 2017.1, 2018.2 e 2019.1. Como escrito no livro Praticas nas Escolas, “a aula experimental transforma a sala de aula em um local com menos conversa, menos enfado e trabalhos inúteis, e mais alegria e proveito” (COMENIUS apud CARVALHO et. al., 2013, p. 17). Foi utilizada, então, esta disciplina para treinar professores do Ensino Médio para realizarem experiências guiadas em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-05

How to Cite

SERGIO, Cássio Sanguini; DE ARAÚJO, Roberto Câmara. Changing the classroom routine with the discipline "Experiments for the Fundamental and High School". Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 3–4, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25846. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25846. Acesso em: 7 dec. 2025.