O ensino de cinemática apoiado na metodologia peer instruction para alunos de eja
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.25287Palavras-chave:
Ensino de Física. Peer Instrutction. Ensino Conceitual. Aprendizagem Ativa.Resumo
O estudo da Física tem enfrentado grandes desafios na sociedade, em particular relativos ao seu âmbito conceitual. O ensino dessa disciplina na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta desafio ainda maior do que o ensino regular, dado que as turmas têm faixas etárias divergentes, alunos que não entram em sala de aula há mais de 20 anos, dentre outras situações que tendem a sufocar o ensino na EJA. Devido a essa diversidade de experiências, pessoal e profissional, de cada discente, optou-se em adotar um método que privilegiasse conceitos de Física e cinemática básica, em que o aluno pudesse ser visto como figura ativa na aprendizagem. Em virtude de essa abordagem ser mais conceitual do que matemática, foi utilizada, nesta pesquisa, a metodologia Peer Instruction (PI) do professor Eric Mazur, que trabalha principalmente com questões conceituais e interação entre grupos ou pares. A aplicação da referida metodologia se baseou no desenvolvimento de atividades de leitura que visavam desenvolver o entendimento dos conceitos a serem abordados em questões conceituais. Em razão dessa metodologia específica, o estudante de EJA foi capaz de compreender as noções fundamentais da cinemática e realizar operações matemáticas simples. O desenvolvimento da metodologia ocorreu em duas turmas de primeiro ano do ensino médio da EJA, e os resultados foram comparados com uma turma de primeiro ano do ensino médio em que não houve a adoção da metodologia PI. A análise dos resultados deu-se a partir do estudo dos ganhos normalizados de Hake. Esses dados foram comparados a outras literaturas no âmbito nacional e internacional.
Downloads
Referências
ARAÚJO et. al; Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa; Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 39, no 2, 2017.
OLIVEIRA. Zaquel. A utilização da metodologia da Instrução pelos Colegas na aprendizagem do conceito de força em turmas das áreas de ciências exatas e engenharia. Universidade Federal de Itajubá, 2015.
HAKE, R. Interactive - engagement vs. traditional methods: A six thousand student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics. AAPT, v. 66, n. 1, p. 64-74, 1998.
DINIZ. Allan. Implementação Do Método Peer Instruction Em Aulas De Física No Ensino Médio. Universidade Federal de Viçosa, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Viçosa MG, 2015.
MAZUR, E. Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa. Penso, Porto Alegre 2015, 1a ed.
MAZUR, E. Peer Instruction: A Users Manual, Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ, (1997).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).