ESPECTROSCOPIA COM NOVAS TECNOLOGIAS

O TRACKER COMO FERRAMENTA

Autores

  • Marisa Almeida Cavalcante Universidade Federal do Amazonas
  • Cristiane R. C. Tavolaro, Dra. PUC-SP, Depto de Física

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19962

Palavras-chave:

Tecnologia para análise de imagens. Software TRACKER. Espectroscópio caseiro. Aprendizagem Criativa.

Resumo

As tecnologias para análise de imagens, seja vídeo ou foto, usando o computador, desenvolveram-se bastante na ciência aplicada, engenharias e no esporte e tornaram-se acessíveis à educação básica nos últimos 10 anos. O software TRACKER tem se mostrado muito versátil e oferece boas ferramentas para o trabalho com vídeos em sala de aula. Neste trabalho mostramos como usar o software em análise de fotos de espectros de lâmpadas obtidos por um espectroscópio caseiro. Enquanto proposta metodológica, mostramos que é possível inserir este trabalho numa dinâmica de Aprendizagem Criativa e interdisciplinar através da Cultura Maker, que propicia maior interesse por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane R. C. ESPECTROSCOPIA COM NOVAS TECNOLOGIAS: O TRACKER COMO FERRAMENTA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 121–130, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19962. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19962. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física