O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Marcelo Esteves de Andrade Instituto Federal do Espirito Santo
  • Luiz Otavio Buffon Instituto Federal do Espirito Santo
  • Alfeu Scarpat Junior Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12078

Palavras-chave:

Circuitos Elétricos Simples. Simulação Computacional. Ensino de Física. Ensino por Investigação.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma experiência envolvendo o ensino de circuitos elétricos simples, na disciplina de física, para uma turma de ensino médio. As atividades foram desenvolvidas a partir do uso do software simulador de circuitos elétricos EveryCircuit e foram aplicadas a partir da abordagem didática, conhecida como ensino por investigação. Nesta modalidade de ensino, os alunos são expostos a questões e problemas que devem ser resolvidos a partir da investigação de um dado fenômeno. Os alunos usaram o programa para construir e simular as situações físicas envolvendo os circuitos elétricos. Para mediar estas atividades de investigação foi utilizado o método POE ”“ predizer, observar e explicar ”“ de modo que as questões relativas à investigação didática fossem trabalhadas a partir desse método. Os resultados da aplicação nos indicam que as atividades promoveram de forma significativa a participação e envolvimento dos alunos com o objeto de estudo, mostrando também evidências de que os alunos se apropriaram dos conceitos relacionados ao tema de circuitos elétricos simples.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Esteves de Andrade, Instituto Federal do Espirito Santo

IF de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito ”“ Campus Cariacica.

Luiz Otavio Buffon, Instituto Federal do Espirito Santo

IF de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito ”“ Campus Cariacica

Alfeu Scarpat Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito

IF Educação Ciência e Tecnologia do Espirito ”“ Campus Cariacica

Referências

[ 1 ] ARANTES, A. R; MIRANDA, M. S; STUDART, N. Objetos de Aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PheT. Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.

[ 2 ] ARAUJO, S. A. et al. Ambiente virtual de aprendizagem para apoio ao ensino de eletricidade para o ensino médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÃSICA, 19, 2011, Manaus. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2011. p. 1-9.

[ 3 ] BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+- ENSINO MÉDIO, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. 1999.

[ 4 ] CARVALHO, A. M. P. Calor e temperatura: Um ensino por investigação. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.

[ 5 ] DORNELES, P. F. T. Integração entre as Atividades Computacionais e Experimentais como Recurso Instrucional no Ensino de Eletromagnetismo em Física Geral. 2010. Tese de Doutorado. Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

[ 6 ] MACÊDO, J.A. Simulações computacionais como ferramenta auxiliar ao ensino de conceitos básicos de eletromagnetismo: Elaboração de Um Roteiro de Atividades para Professores do Ensino Médio. 2009. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Belo Horizonte, 2009.

[ 7 ] MEDEIROS, A; MEDEIROS, C.F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77-86, 2002.

[ 8 ] OLIVEIRA, V; ARAUJO, I,S;VEIT, E. A. Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 180-206, abr. 2015.

[ 9 ] SÀ, E. F. Discursos de professores sobre o ensino de ciências por investigação. 2009. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

[ 10 ] SANTOS, A. V.; SANTOS, S. R.; FRAGA, L. M. Sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 185-195, jun. 2002.

[ 11 ] SANTOS, R.J; SASAKI, D,G,G. Uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de mecânica em educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, set. 2002.

[ 12 ] SILVEIRA, F.L. Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Publicado em Física no ensino médio: falhas e soluções. Organizador: Rocha Filho, J. B., Porto Alegre: Edipucrs, p. 61-67, 2011.

[ 13 ] SILVEIRA, F.L; MOREIRA, M.A; AXT, R. Validação de um teste para verificar se o aluno possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Ciência e Cultura, 47(11):1129-33p. Nov/1989.

[ 14 ] TAO, P.K., GUNSTONE, R.F. Conceptual Change in Science through Collaborative Learning at the computer. International Journal of Science Education. v. 21, n.1, pp.39-57, 1999.

[ 15 ] VEIT, E. A.; TEODORO, V. D. Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 87-96, jun. 2002.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

ANDRADE, Marcelo Esteves de; OTAVIO BUFFON, Luiz; SCARPAT JUNIOR, Alfeu. O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12078. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12078. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos