O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Marcelo Esteves de Andrade Instituto Federal do Espirito Santo
  • Luiz Otavio Buffon Instituto Federal do Espirito Santo
  • Alfeu Scarpat Junior Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12078

Palavras-chave:

Circuitos Elétricos Simples. Simulação Computacional. Ensino de Física. Ensino por Investigação.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma experiência envolvendo o ensino de circuitos elétricos simples, na disciplina de física, para uma turma de ensino médio. As atividades foram desenvolvidas a partir do uso do software simulador de circuitos elétricos EveryCircuit e foram aplicadas a partir da abordagem didática, conhecida como ensino por investigação. Nesta modalidade de ensino, os alunos são expostos a questões e problemas que devem ser resolvidos a partir da investigação de um dado fenômeno. Os alunos usaram o programa para construir e simular as situações físicas envolvendo os circuitos elétricos. Para mediar estas atividades de investigação foi utilizado o método POE ”“ predizer, observar e explicar ”“ de modo que as questões relativas à investigação didática fossem trabalhadas a partir desse método. Os resultados da aplicação nos indicam que as atividades promoveram de forma significativa a participação e envolvimento dos alunos com o objeto de estudo, mostrando também evidências de que os alunos se apropriaram dos conceitos relacionados ao tema de circuitos elétricos simples.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Esteves de Andrade, Instituto Federal do Espirito Santo

IF de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito ”“ Campus Cariacica.

Luiz Otavio Buffon, Instituto Federal do Espirito Santo

IF de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito ”“ Campus Cariacica

Alfeu Scarpat Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito

IF Educação Ciência e Tecnologia do Espirito ”“ Campus Cariacica

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

ANDRADE, M. E. de; OTAVIO BUFFON, L.; SCARPAT JUNIOR, A. O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12078. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12078. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos