O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12078Palavras-chave:
Circuitos Elétricos Simples. Simulação Computacional. Ensino de Física. Ensino por Investigação.Resumo
O presente artigo apresenta o relato de uma experiência envolvendo o ensino de circuitos elétricos simples, na disciplina de física, para uma turma de ensino médio. As atividades foram desenvolvidas a partir do uso do software simulador de circuitos elétricos EveryCircuit e foram aplicadas a partir da abordagem didática, conhecida como ensino por investigação. Nesta modalidade de ensino, os alunos são expostos a questões e problemas que devem ser resolvidos a partir da investigação de um dado fenômeno. Os alunos usaram o programa para construir e simular as situações físicas envolvendo os circuitos elétricos. Para mediar estas atividades de investigação foi utilizado o método POE ”“ predizer, observar e explicar ”“ de modo que as questões relativas à investigação didática fossem trabalhadas a partir desse método. Os resultados da aplicação nos indicam que as atividades promoveram de forma significativa a participação e envolvimento dos alunos com o objeto de estudo, mostrando também evidências de que os alunos se apropriaram dos conceitos relacionados ao tema de circuitos elétricos simples.
Downloads
Referências
[ 1 ] ARANTES, A. R; MIRANDA, M. S; STUDART, N. Objetos de Aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PheT. Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.
[ 2 ] ARAUJO, S. A. et al. Ambiente virtual de aprendizagem para apoio ao ensino de eletricidade para o ensino médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÃSICA, 19, 2011, Manaus. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2011. p. 1-9.
[ 3 ] BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+- ENSINO MÉDIO, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. 1999.
[ 4 ] CARVALHO, A. M. P. Calor e temperatura: Um ensino por investigação. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.
[ 5 ] DORNELES, P. F. T. Integração entre as Atividades Computacionais e Experimentais como Recurso Instrucional no Ensino de Eletromagnetismo em Física Geral. 2010. Tese de Doutorado. Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
[ 6 ] MACÊDO, J.A. Simulações computacionais como ferramenta auxiliar ao ensino de conceitos básicos de eletromagnetismo: Elaboração de Um Roteiro de Atividades para Professores do Ensino Médio. 2009. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Belo Horizonte, 2009.
[ 7 ] MEDEIROS, A; MEDEIROS, C.F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77-86, 2002.
[ 8 ] OLIVEIRA, V; ARAUJO, I,S;VEIT, E. A. Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 180-206, abr. 2015.
[ 9 ] SÀ, E. F. Discursos de professores sobre o ensino de ciências por investigação. 2009. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
[ 10 ] SANTOS, A. V.; SANTOS, S. R.; FRAGA, L. M. Sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 185-195, jun. 2002.
[ 11 ] SANTOS, R.J; SASAKI, D,G,G. Uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de mecânica em educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, set. 2002.
[ 12 ] SILVEIRA, F.L. Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Publicado em Física no ensino médio: falhas e soluções. Organizador: Rocha Filho, J. B., Porto Alegre: Edipucrs, p. 61-67, 2011.
[ 13 ] SILVEIRA, F.L; MOREIRA, M.A; AXT, R. Validação de um teste para verificar se o aluno possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Ciência e Cultura, 47(11):1129-33p. Nov/1989.
[ 14 ] TAO, P.K., GUNSTONE, R.F. Conceptual Change in Science through Collaborative Learning at the computer. International Journal of Science Education. v. 21, n.1, pp.39-57, 1999.
[ 15 ] VEIT, E. A.; TEODORO, V. D. Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 87-96, jun. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).