EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE RESSONÂNCIA

Autores

  • Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12077

Palavras-chave:

Ressonância. obstáculos epistemológicos. perfil epistemológico.

Resumo

Neste trabalho, buscamos investigar quais seriam os possíveis obstáculos epistemológicos existentes no sistema cognitivo de um grupo de estudantes do Ensino Médio para a aprendizagem do conceito de Ressonância e descrever um exemplo de perfil epistemológico para este conceito, segundo Bachelard (BACHELARD, 1996). Para isso, aplicamos um questionário com questões diagnósticas sobre o referido conceito para uma amostra de 33 estudantes. Verificamos que os principais obstáculos epistemológicos sugeridos nas respostas destes estudantes foram o obstáculo verbal e o substancialista e que os estudantes pesquisados evidenciam uma concepção baseada na filosofia empirista e positivista para o conceito de Ressonância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Física - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Cidade Universitária, Caixa Postal 549. CEP 79070-900. Campo Grande / MS, Brasil

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional 1. . Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BACHELARD, G. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BACHELARD, G. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

BACHELARD, G. poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHELARD, G. A epistemologia. Tradução de Fátima Lourenço Godinho e Mário Carmino Oliveira. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa ”“ Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

VILAS BÔAS, Claudia Santos do Nascimento. EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE RESSONÂNCIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12077. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12077. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos