EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE RESSONÂNCIA

Autores

  • Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12077

Palavras-chave:

Ressonância. obstáculos epistemológicos. perfil epistemológico.

Resumo

Neste trabalho, buscamos investigar quais seriam os possíveis obstáculos epistemológicos existentes no sistema cognitivo de um grupo de estudantes do Ensino Médio para a aprendizagem do conceito de Ressonância e descrever um exemplo de perfil epistemológico para este conceito, segundo Bachelard (BACHELARD, 1996). Para isso, aplicamos um questionário com questões diagnósticas sobre o referido conceito para uma amostra de 33 estudantes. Verificamos que os principais obstáculos epistemológicos sugeridos nas respostas destes estudantes foram o obstáculo verbal e o substancialista e que os estudantes pesquisados evidenciam uma concepção baseada na filosofia empirista e positivista para o conceito de Ressonância.

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Biografia do Autor

Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Física - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Cidade Universitária, Caixa Postal 549. CEP 79070-900. Campo Grande / MS, Brasil

Referências

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

VILAS BÔAS, C. S. do N. EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE RESSONÂNCIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12077. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12077. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos