O Ensino da Física no Ensino Médio
um Estudo de Caso com Foco na Sala de Recursos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.12011Palavras-chave:
Aprendizagem e desenvolvimento. Ensino Médio. Educação Especial.Resumo
Este artigo analisa as práticas pedagógicas com foco na Sala de Recursos Multifuncional, que atende alunos que apresentam necessidades educativas especiais no Ensino Médio. O objetivo foi verificar quais são as necessidades especiais desses alunos que frequentam a sala e também buscar identificar quais são as metodologias e estratégias de ensino utilizadas tanto pelo professor regente, quanto pelo professor da sala de recursos e a eficácia dessas na apropriação do conhecimento científico. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, bem como observações em sala de aula dos alunos que frequentam o ensino médio em um Colégio Estadual na região litorânea do Paraná e aplicação de questionário. Após análise dos dados coletados, verificou-se que as práticas pedagógicas dos docentes estão fundamentadas no uso de estratégias de ensino, que pouco contribuem para a apropriação do conhecimento na área de física por parte dos alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).