O Ensino da Física no Ensino Médio

um Estudo de Caso com Foco na Sala de Recursos

Autores

  • Erick Campos Universidade Federal do Paraná
  • Eliane Rocio Alberti Comparin

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.12011

Palavras-chave:

Aprendizagem e desenvolvimento. Ensino Médio. Educação Especial.

Resumo

Este artigo analisa as práticas pedagógicas com foco na Sala de Recursos Multifuncional, que atende alunos que apresentam necessidades educativas especiais no Ensino Médio. O objetivo foi verificar quais são as necessidades especiais desses alunos que frequentam a sala e também buscar identificar quais são as metodologias e estratégias de ensino utilizadas tanto pelo professor regente, quanto pelo professor da sala de recursos e a eficácia dessas na apropriação do conhecimento científico. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, bem como observações em sala de aula dos alunos que frequentam o ensino médio em um Colégio Estadual na região litorânea do Paraná e aplicação de questionário. Após análise dos dados coletados, verificou-se que as práticas pedagógicas dos docentes estão fundamentadas no uso de estratégias de ensino, que pouco contribuem para a apropriação do conhecimento na área de física por parte dos alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Rocio Alberti Comparin

Professora do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPR. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência em docência na educação básica e superior, organização do trabalho pedagógico escolar, formação continuada de professores e gestão escolar. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Educação e trabalho, formação docente, aprendizagem e desenvolvimento e projeto político-pedagógico.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

CAMPOS, Erick; ALBERTI COMPARIN, Eliane Rocio. O Ensino da Física no Ensino Médio: um Estudo de Caso com Foco na Sala de Recursos. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 14–27, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i1.12011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12011. Acesso em: 28 mar. 2024.