EJERCICIO PARA EVALUAR EL IMPACTO DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EN LA COOPERACIÓN TÉCNICA INTERNACIONAL SUR-SUR

Autores/as

Palabras clave:

Cooperación internacional, Políticas Públicas, Programas de Entrenamiento, Transferencia de Tecnología, Evaluación de Impacto

Resumen

En este artículo se utilizó la metodología "Four Level Model" de Kirkpatrick, en tres de sus cuatro dimensiones, en la evaluación de reacción, evaluación de aprendizaje y evaluación de impacto, en un análisis final cualitativo del proceso de desenvolvimiento y aplicación del Política Pública (PP) de Cooperación Internacional (COOPTEC) Sur-Sur del Ministerio de Relaciones Exteriores (MRE) del Gobierno Brasileño, evaluando dos cursos ofrecidos a través de la Agencia Brasileña de Cooperación (ABC), y ejecutados por Embrapa Estudios y Capacitación (CEE) , en 2012. Se concluyó que, en el contexto del Policy Cycle, la evaluación de los impactos de las Políticas Públicas requiere de análisis estructurales complejos que involucran diferentes procesos, métricas, índices e indicadores bien ajustados, seguimiento y mejora continua en la retroalimentación de los procesos, así como análisis políticos articulados de forma dialéctica y dialógica en vista de las intenciones tácitas y explícitas de los programas, ampliando sus productos y resultados y, en consecuencia, sus impactos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Antonio Hello, Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

FORMAÇÃO: Graduação em Engenharia Agronômica (Universidade de São Paulo -SP, 1981), Graduação em Psicologia (Universidade de São Paulo - SP, 1986), Especialização em Psicanálise (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP, 1992), Mestrado em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba - SP, 2004) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas - SP, 2009)

SOBRE O AUTOR

Sou pesquisador da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Atualmente trabalho como pesquisador em Políticas e Estratégias de Inovação e Negócios na Gerência de Inovação, Secretaria de Inovação e Negócios da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com a governança da Política de Inovação, sua formulação, ajustes, aplicação e avaliação qualitativa de resultados em inovação e negócios, e em implantação da cultura de inovação e empreendedorismo na empresa.

Também desenvolvo pesquisas na área de planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação de impacto de Políticas Públicas (PPs) para difusão de tecnologias em Programas, Projetos e Cursos em diferentes áreas da agricultura tropical, e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN).

Nesta última área, venho desenvolvendo parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) onde faço parte do Comitê Assessor e Gestor da Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Plataforma NutriSSAN), espaço virtual de problematização, construção de conhecimentos e transferência de tecnologia, com a participação de diferentes especialistas de renome na área.

Também tenho larga experiência administrativa em diferentes organizações, com ênfase em pesquisas, análises, gestão e consultoria na área de Gestão de Pessoas (ou de Recursos Humanos), com foco nos campos de:

  • Educação (Gestão em Instituições de Educação Superior, Ciência e Tecnologia; Pesquisa em Tecnologias Educacionais ”“ TEs ”“ aplicadas em programas de capacitação nacionais e internacionais; Docência e Orientações em vários níveis);
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão de Pessoas; Gestão por competências; Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Acompanhamento);
  • Desenvolvimento Gerencial (Gestão em Análise e Melhoria de Processos; Implantação e Gestão de Sistemas da Qualidade, com ou sem certificação ISO 9000).

Tenho exercido a Docência Universitária em diferentes áreas das ciências aplicadas em instituições como UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas-SP),  UniFMU (Universidade das Faculdades Metropolitanas Unidas-SP), UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba - SP), UniFEOB (Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos-SP), UCB (Universidade Católica de Brasília-DF), SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SP), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SP), SEST (Serviço Social do Transporte - SP) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SP).

Recentemente também desempenhei a função de Assessor em Análise, Melhoria e Gestão de Processos na Diretoria de Recursos Humanos - Reitoria - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Citas

ABBAD, G.; PILATI, R.; e PANTOJA, M. J. Avaliação de treinamento: análise da literatura e agenda de pesquisa. Revista de Administração da USP, 38, n. 3, p. 205-218, 2003. Disponível em <http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/V3803205.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2022.

Agência Brasileira de Cooperação - ABC. Cooperação Técnica Brasileira: Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas Sociais. Ministério das Relações Exteriores - MRE e Agência Brasileira de Cooperação - ABC. Brasília, DF: Agência Brasileira de Cooperação – ABC, 2011.

ALA-HARJA, M.; HELGASON, S. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 51, n. 4, p. p. 5-60, 2014. DOI: 10.21874/rsp.v51i4.334. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/334. Acesso em: 11 nov. 2022.

ALLIGER, G. M.; JANAK, E. A. Kirkpatrick levels of training criteria - 30 years later. Personnel Psychology, 42, n. 2, p. 331-342, Sum 1989.

ALLIGER, G. M.; TANNENBAUM, S. I.; BENNETT, W.; TRAVER, H. et al. A meta-analysis of the relations among training criteria. Personnel Psychology, 50, n. 2, p. 341-358, Sum 1997. doi:10.1111/j.1744-6570.1997.tb00911.x.

BATES, R. A critical analysis of evaluation practice: the Kirkpatrick model and the principle of beneficence. Evaluation and Program Planning, 27, n. 3, p. 341-347, 2004. doi:10.1016/j.evalprogplan.2004.04.011.

BIASOLI, SEMÍRAMIS e SORRENTINO, MARCOS. Dimensions of public environmental education policies: the necessary inclusion of everyday politics. Ambiente & Sociedade [online]. 2018, v. 21. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0144r2vu18L2AO>. Acesso em 17 nov. 2022.

BOOG, G. G. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 1994. 35-64 p.

COBB, P.; CONFREY, J.; DISESSA, A.; LEHRER, R. et al. Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, 32, n. 1, p. 9-13, 01/01/2003 2003. doi:10.3102/0013189X032001009.

COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive-capacity - a new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, 35, n. 1, p. 128-152, MAR 1990. Article. doi:10.2307/2393553.

DELORS, J. C. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

FALLETTA, S. V. Evaluating training programs: The four levels. American Journal of Evaluation, 19, n. 2, p. 259-261, Sum 1998. doi:10.1016/s1098-2140(99)80206-9.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. 12 ed.

____. Pedagogia do oprimido. 38 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas 2000 (21), 2009,211-59. doi:http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/89.

HELLO, F. A. e MELO, P. E. D. Utilização da Ferramenta 'Socialização do Levantamento de Expectativas' (SLE) na Construção de Projetos Programas e Cursos de Capacitação. In: BARBOSA, F. C. (Ed.). Biodiversidade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 1ª ed. Piracanjuba - GO: Conhecimento Livre, 2020. cap. 19, p. 333-360.

HELLO, F. A. Considerações estruturais sobre o exercício do cargo da presidência das Comissões de Ética do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (SGEPEF). Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, 16, n. 3, p. 560-572, 09/30 2022.

JOBERT, Bruno e MULLER, Pierre. L'Etat en action. Paris: PUF,1987.

KELLY, A. E.; LESH, R. A. Handbook of research design in mathematics and science education. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2000.

KHANNA, N. Measuring environmental quality: an index of pollution. Ecological Economics, 35, n. 2, p. 191-202, 11// 2000. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S0921-8009(00)00197-X.

KIM, L. Building technological capability for industrialization: analytical frameworks and Korea's experience. Industrial and Corporate Change, 8, n. 1, p. 111-136, March 1, 1999a. doi:10.1093/icc/8.1.111.

____. Korea's national innovation system in transition. In: KIM, L. e NELSON, R. (Ed.). Technology, Learning and Innovation. (forthcoming) ed. New York.: Cambridge University Press., 1999b. cap. Korea's national innovation system in transition., p. 335-360.

KIRKPATRICK, D. Revisiting Kirkpatrick's four-level model. Training & Development, 50, n. 1, p. 54-57, Jan 1996.

KNOWLES, M. S.; HOLTON III, E. F.; SWANSON, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 404 p.

LALL, S. Building industrial competitiveness in developing countries. Paris: Organization for Economic Cooperation and Development - OECD. 1990.

MRE, M. D. R. E.-.; ABC, A. B. D. C.-. Cooperação Técnica Brasileira: Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas Sociais. MRE, M. D. R. E.-. e ABC, A. B. D. C.-. Brasília: Agência Brasileira de Cooperação – ABC, 2011.

OECD. Industrial competitiveness. Directorate for Science, T. A. I. Paris: Organization for Economic Cooperation and Development, 1996.

PEREIRA, Maria Eveline de Castro. Um olhar sobre a capacitação profissional em Biossegurança no Instituto Oswaldo Cruz: o processo de transformação. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3877> Acesso em 10/09/2019.

SCHACHT, W. H. Industrial competitiveness and technological advancement: debate over government policy. Washington, D. C.: Congressional Research Service. 1997.

SICHE, Raul, FENI, Agostinho et al. Índices versus indicadores: precisões conceituais na discussão da sustentabilidade de países. Ambiente e Sociedade, 10, n. 2, p. 137-148, 12/2007 2007. doi:10.1590/S1414-753X2007000200009.

TREVISAN, A. P.; BELLEN, H. M. V. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 42, n. 3, p. 529 a 550, 2008. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6644. Acesso em: 11 nov. 2022.

Publicado

2023-07-18 — Actualizado el 2023-07-29

Cómo citar

HELLO, Fernando Antonio. EJERCICIO PARA EVALUAR EL IMPACTO DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EN LA COOPERACIÓN TÉCNICA INTERNACIONAL SUR-SUR. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/45714. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos