EXERCÍCIO PARCIAL DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL SUL-SUL: UM ESTUDO DE CASO
Mots-clés :
Cooperação Internacional, Políticas Públicas, Programas de Capacitação, Transferência de Tecnologia, Avaliação de ImpactosRésumé
Neste artigo utilizou-se a metodologia “Modelo de Quatro Níveis” de Kirkpatrick, em três de suas quatro dimensões, na avaliação de reação, avaliação de aprendizagens, e avaliação de impacto, em uma análise finalística qualitativa do processo de desdobramento e aplicação da Política Pública (PP) de Cooperação Internacional (COOPTEC) Sul-Sul do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Governo Brasileiro, avaliando dois cursos ofertados através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e executados pela Embrapa Estudos e Capacitação (EEC), em 2012. Concluiu-se que, no contexto do Policy Cycle, a avaliação de impactos de Políticas Públicas exige análises estruturais complexas envolvendo diferentes processos, métricas, índices e indicadores bem ajustados, acompanhamento e melhoria contínua em realimentação do processo, assim como análises políticas articuladas de forma dialética e dialógica frente às intencionalidades tácitas e explícitas dos programas, ampliando seus outputs e outcomes e, consequentemente, seus futuros impactos.
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