As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde

Autores

  • Cássio Murilo Alves Costa Universidade de Brasília
  • Maria Auristela Menezes Costa Universidade de Brasília
  • Carissa Menezes Costa Universidade de Brasília
  • Linconl Agudo Oliveira Benito Faculdade de Enfermagem LS
  • Jônatas de França Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Ribeiro da Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Políticas de Saúde

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde.

Descritores: projetos, ensino, saúde.

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Biografia do Autor

Cássio Murilo Alves Costa, Universidade de Brasília

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde/Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar (NESPROM/CEAM)

Maria Auristela Menezes Costa, Universidade de Brasília

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde/Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar (NESPROM/CEAM)

Carissa Menezes Costa, Universidade de Brasília

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde/Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar (NESPROM/CEAM)

Linconl Agudo Oliveira Benito, Faculdade de Enfermagem LS

Departamento de Enfermagem

Jônatas de França Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Faculdade de Ciências da Saúde / Programa de Pós Graduação em Educação Física

André Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde/Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar (NESPROM/CEAM)

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Como Citar

1.
Costa CMA, Costa MAM, Costa CM, Benito LAO, Barros J de F, Silva AR da. As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 19º de dezembro de 2024];6(2):Pag. 1968-1981. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040

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