ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Amália Rebouças de Paiva e Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista ”“UNESP
  • Pedro Ferreira Faustino Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista ”“UNESP
  • Manoel Osmar Seabra Junior Departamento de Educação Física Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista ”“UNESP

Palavras-chave:

Esporte e Inclusão, Deficiência Intelectual, Badminton Adaptado

Resumo

Crianças com deficiência intelectual, muitas vezes, são privadas das mesmas oportunidades que aquelas que não possuem deficiência alguma costumam usufruir.  No que tange ao esporte, tais oportunidades ainda são, na maior parte das vezes, escassas. Para que a criança possa aprender um esporte e, efetivamente ser detentora de todos os benefícios que o mesmo proporciona, é necessário que o professor utilize estratégias de ensino e recursos pedagógicos que auxiliem o processo ensino ”“ aprendizagem da criança com deficiência intelectual.  A partir desses pressupostos, o projeto buscou construir/ adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para ensinar o badminton ¬Ã s crianças envolvidas no projeto. Foram ministradas aulas na APAE de Presidente Prudente uma vez por semana, com a duração de 50 minutos, a sete crianças com o diagnóstico de Deficiência Intelectual. O Badminton foi trabalhado através da divisão de seus fundamentos específicos; referente à empunhadura, observou-se que 71,4% dos alunos necessitaram de uma adaptação no tocante ao recurso pedagógico. Quanto à recepção e rebatida, constatou-se que 100% dos alunos precisaram de adaptações.  Conclui-se que, para trabalhar a modalidade do badminton com crianças com deficiência intelectual, estratégias de ensino e recursos pedagógicos são imprescindíveis para aprimorar o processo de ensino ”“ aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
de Paiva e Oliveira AR, Faustino PF, Junior MOS. ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):pag. 600-611. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/292

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)