A influência do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas
Mots-clés :
Marketing, Medicamentos, Psicossomática, Indústria Farmacêutica, ÉticaRésumé
O estilo de vida de acordo com a cultura de consumo demonstra aspectos simbólicos como individualismo, auto-imagem e identidade valorizados. Neste contexto, o marketing estimula a dependência das pessoas aos medicamentos e o seu consumo torna-se intenso. Este trabalho teve como objetivo estudar a relação do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas. Utilizou-se como instrumental da pesquisa a revisão bibliográfica. O marketing apresenta-se como uma estratégia para conseguir vender seus produtos e satisfazer os clientes, mas a aplicação do marketing de medicamentos não pode se sujeitar a monopólios competitivos. O consumidor tem direito a informação de forma adequada e completa sobre os medicamentos, consciente de sua ação e contraindicação. Concluiu-se que os medicamentos não devem ser tratados como um bem de consumo não durável, pois estão relacionados à saúde dos consumidores, gerando os riscos e agravos a esta.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).