Análise da segurança e saúde ocupacional do pescador no porão de barcos de arrasto de fundo

Autores

  • Elisabete Coentrão Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Renata Coentrão Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Stella Regina Reis da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palavras-chave:

Gestão, Saúde do Trabalhador

Resumo

A segurança e a saúde do pescador são de extrema importância no setor pesqueiro. O objetivo desta pesquisa foi analisar os riscos ocupacionais para funcionários de barcos camaroneiros durante o processo de descarga interna do pescado. A metodologia utilizada foi o estudo de caso descritivo em barcos de arrasto de fundo, no município de Niterói, RJ, Brasil. Utilizou-se como instrumental de pesquisa o software WinOWAS, um termômetro e um formulário para análise da função do trabalhador no período de junho de 2011 a fevereiro de 2012. Observou-se que há riscos aos trabalhadores neste local como a temperatura muito baixa, o uso do metabissulfito de sódio, movimentos repetitivos, riscos biológicos e acidentes. Esta atividade é reconhecida como de fragilidade do trabalho exercido pelo pescador. Concluiu-se que a segurança e a saúde do pescador fazem parte de um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, eliminando condições inseguras do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Coentrão Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nutricionista (UFF) e Administradora (UNESA); Especialista em Administração de Serviços de Alimentação (UFRRJ) e Vigilância Sanitária (UNIPLI); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ); Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ)

Renata Coentrão Marques, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Psicóloga (UFF); Licenciada em Letras (UNESA); Especialista em Desenvolvimento Infantil (PESTALOZZI) e Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo (UFF); Psicóloga do Centro Juvenil de Orientação e Pesquisa (CEJOP)

Stella Regina Reis da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Engenheira Química (UFRJ); Doutora em Engenharia Química (UFRJ); Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Downloads

Publicado

06-10-2015

Como Citar

1.
Marques EC, Marques RC, Costa SRR da. Análise da segurança e saúde ocupacional do pescador no porão de barcos de arrasto de fundo. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];6(3):Pág. 2417-2429. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3119

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa