Educação on-line e gratuita de qualidade para a promoção da saúde

Auteurs-es

  • Tallyrand Moreira Jorcelino

DOI :

https://doi.org/10.26512/gs.v13i03.46692

Mots-clés :

Administração de Empresas;, Dupla Diplomação;, Gestão de Políticas Públicas.

Résumé

Este estudo aborda contribuições do pioneirismo da Universidade de Brasília (UnB) no oferecimento de cursos de graduação on-line e gratuitos em áreas do conhecimento associadas ao campo do saber Saúde e na contínua promoção à formação crítica discente, em sua maioria, jovens talentos, quanto aos aspectos multidisciplinares e transculturais. O Regulamento para funcionamento de cursos regulares de graduação à distância dessa Universidade retrata direitos, expressados em relatórios de gestão, publicações técnico-científicas, notícias jornalísticas, cabíveis de contínuas análises retrospectivas. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 “Educação de Qualidade” assegura, até 2030, controle social às organizações públicas por uma educação mais equitativa e de qualidade. A Educação a Distância, com amparo em legislações educacionais vigentes, decisões do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação, adere à transformação digital e à inovação na educação brasileira. Na tendência de compliance e da formulação de políticas públicas educacionais no quadriênio 2023 a 2026, cabe aos gestores de instituições de ensino superior públicas, em âmbito federal, estadual e municipal, contínua atenção nos trâmites de aprovação e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) afetos à área da Saúde, consoantes às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, com vistas a minimizar a judicialização do ensino superior ao erário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Barone PMV. Parecer CNE/CES nº 281/2006 - Consulta sobre a oferta e equivalência de disciplinas à distância no ensino presencial. Conselho Nacional de Educação (CNE), Relator-Conselheiro [Internet]. 2006 [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_pces28106.pdf?query=ensino%20nao%20presencial

Richardson RJ, Peres JAS, Wanderley JCV, Correia LM, Peres MHM. Pesquisa social – métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, [Internet]. 1999 [citado em 2021 ago. 25]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3034822/mod_resource/content/1/Texto%20-%20Pesquisa%20social.pdf

Universidade de Brasília [Internet]. UnB é quarta melhor federal do país, aponta ranking de Xangai: Universidade está entre as sete melhores brasileiras e subiu dezenas de posições entre melhores do mundo. Assessoria de Comunicação, Gabinete da Reitoria, UnBNotícias. 19/08/2021 [citado em 2021 ago. 25] Disponível em: https://www.noticias.unb.br/76-institucional/5158-unb-e-4-melhor-federal-do-pais-aponta-ranking-de-xangai

Universidade de Brasília [Internet]. UnB é primeira do país em Saúde e bem-estar e em educação de qualidade. Gabinete da Reitoria, Assessoria de Comunicação, 27/04/2022 [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em: https://noticias.unb.br/76-institucional/5678-unb-e-primeira-do-pais-em-saude-e-bem-estar-e-em-educacao-de-qualidade

Rocha RO, Jardim SR. Edital DEG/DAIA Nº 24/2022 - Auxílio à participação de estudantes de graduação em eventos no Brasil e no exterior. Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Universidade de Brasília (UnB). [Internet]. 2022 [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em: https://www.deg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=515&Itemid=110

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior [Internet]. Confira o resultado final da 2ª Edição do Promover ANDIFES. 24/05/2021 [citado em 2021 ago. 21]. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=87584

Todorov JC. Resolução CEPE nº 221/1996. Assunto: Define normas para o estabelecimento de equivalência entre disciplinas ministradas no âmbito da Universidade de Brasília. Reitor [Internet]. 27/12/1996 [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em: https://www.deg.unb.br/images/legislacao/cepe_221_1996.pdf

Unternbäumen EH. Resolução CEPE nº 126/2021. Assunto: Define as formas de distribuição de vagas nos processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação de oferta regular da Universidade de Brasília. Vice-Reitor [Internet]. 02/12/2021 [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em: https://deg.unb.br/images/legislacao/resolucao_cepe_126_2021.pdf

Universidade de Brasília [Internet]. Calendário universitário de graduação por atividades – 2º período letivo de 2022. Secretaria de Administração Acadêmica. [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em:

https://saa.unb.br/images/documentos/graduacao/Calendarios/Atividades/2022_2/2022_2_Calend_Atv_Grad_21_12_2022.pdf

Pimentel NM. A inovação como política na educação e na modalidade a distância. Dossiê Políticas Públicas de Educação a Distância: desafios atuais. vol. 9, nº 1, jan. a abr. de 2020 [Internet]. [Citado em 2021 ago. 19]. Disponível em:

https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/53333

Mader H. Vanguarda na educação a distância. Correio Braziliense, [Internet] 16/04/2012, Cidade, p. 20. [citado em 2022 dez. 24]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/54562/complemento_1.htm?sequence=2

Universidade de Brasília [Internet]. Ex-Reitores da Universidade de Brasília. 2022. [citado em 2022 dez. 29]. Disponível em: https://www.unb.br/estrutura-administrativa/reitoria/2-publicacoes/632-ex-reitores

Jorcelino TM. Uma abordagem sobre o percurso formativo em Ciências Biológicas no componente curricular virologia. In: Teixeira RM, Skowronski M (Org.). Abordagens em educação: tecnologias digitais, docência e inclusão. Formiga, MG: MultiAtual, [Internet] 2021. Vol. 7. Cap. 1, p. 10-34. [citado em 2022 dez. 29]. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603277

Jorcelino TM. Estímulo a educação superior no Brasil: um estudo comparativo sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação em Ciências Biológicas presencial e on-line. In: Teixeira RM, Skowronski M (Org.). Abordagens em educação: tecnologias digitais, docência e inclusão. Formiga, MG: MultiAtual, [Internet] 2021. Vol. 6, Cap. 12, p. 182-205. [citado em 2022 dez. 29]. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603259

Téléchargements

Publié-e

2023-01-30

Comment citer

1.
Moreira Jorcelino T. Educação on-line e gratuita de qualidade para a promoção da saúde. Rev. G&S [Internet]. 30 janv. 2023 [cité 21 nov. 2024];13(03):66-75. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/46692