Contribuições e limitações da graduação para o gerenciamento de enfermagem

Auteurs-es

  • Karina Ogliari UNB

DOI :

https://doi.org/10.26512/gs.v13i01.42062

Mots-clés :

Educação em enfermagem, Gerenciamento da Prática Profissional, Capacitação Profissional, Desenvolvimento de Pessoal

Résumé

Este estudo teve como objetivo compreender contribuições e limitações do aprendizado na
graduação sobre ações de gerenciamento em enfermagem sob a visão de estagiários. Trata-se de
pesquisa qualitativa feita em instituição de ensino superior. Os convites foram realizados até a
saturação dos dados, alcançando dez participantes. Após o tratamento dos dados, emergiram duas
categorias: processo de formação gerencial e desenvolvimento de habilidades gerenciais. Os
estudantes apontaram dificuldades para conectar gerência e assistência, sinalizando a
complexidade da compreensão do conceito de gerenciamento do cuidado nessa etapa da
formação profissional. Esse aspecto foi destacado como possível limitação, frente à importância
de os aspectos gerenciais subsidiarem a assistência. Outro elemento indicado foi o
distanciamento entre alguns estudantes e disciplinas que abordam explicitamente a temática
sobre gerenciamento em enfermagem. As contribuições foram significadas com base nas atividades de estágios nos dois últimos semestres do curso. Apesar de os entrevistados realizarem atividades de gerência concomitantes às de assistência, esse movimento parece imperceptível a
eles. Assim, faz-se necessário fortalecer o vínculo entre gerenciamento e teoria e práticas de enfermagem, para que, desse modo, seja possível atender às demandas definidas pela formação de competências, na medida em que se esclareçam as nuances do gerenciamento do cuidado.

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Publié-e

2022-04-30

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1.
Ogliari K. Contribuições e limitações da graduação para o gerenciamento de enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 30 avr. 2022 [cité 22 déc. 2024];13(01):21-34. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/42062

Numéro

Rubrique

Artigos de Pesquisa