Orientações no pré-natal:
o que deve ser trabalhado pelos profissionais de saúde e a realidade encontrada
Mots-clés :
Gestante, Pré-Natal, OrientaçõesRésumé
A gestação é um período que sobrevém de uma expectativa alegre e positiva, onde a gestante vivencia uma abundância de sentimentos e emoções que são originadas pelas mudanças físicas, psicológica e social. Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico e identificar junto à s gestantes se as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde estão sendo repassadas pelos profissionais durante o pré-natal na Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, através da utilização de questionário estruturado, sendo os dados analisados por meio de programas específicos de análise estatística. Foram entrevistadas 30 gestantes buscando mensurar quais orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde foram repassadas as gestantes. Resultados: Das entrevistadas, a maioria possuem idade entre 26 a 36 anos e não são casadas legalmente. Em relação à s orientações realizadas no pré-natal, grande parte foi orientada quanto à s modificações corporais e emocionais, sinais de parto, amamentação, cuidados na gestação e no puerpério, e classificaram como bom o acompanhamento ao seu pré-natal. Conclusão: Prestar uma assistência a gestante de forma holística, tendo como meta não apenas prevenir patologias, mas promover a saúde, o conhecimento e o bem-estar de cada gestante, propicia condições favoráveis para viver este momento e se reflete na saúde do concepto.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).