Organização do trabalho de enfermagem nas estratégias de saúde da família do município de Cáceres-MT

Autores

  • Eva Couto Couto Garcia Enfermeira Especialista em Gestão e Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Sylvia Maria Barbosa Maria BarbosaCunha Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT Autora da monografia. Defendida em 2012.
  • Rosane Maria Andrade Rosane Maria Andrade Vasconcelos Enfermeira Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Danyella Rodrigues Rodrigues de Almeida Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Vânia Deluque Aguilar Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Palavras-chave:

Trabalho em equipe, Organização do trabalho, Qualidade na assistência

Resumo

Os profissionais da atenção básica devem ser capazes de planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações que respondam às necessidades da comunidade e de articular os diversos setores envolvidos na promoção à saúde. Conhecer o perfil desses profissionais permite adotar medidas em prol de sua qualificação e melhor desempenho, para uma assistência mais adequada e de qualidade à população. Objetivo:Conhecer a Organização do Trabalho de Enfermagem nas Estratégias de Saúde da Família de Cáceres-MT.  Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quanti- qualitativa. A coleta de dados deu-se através de questionários aplicados aos profissionais Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem das ESF do município de Cáceres, entre os meses de setembro e outubro de 2011. Resultado:Identificamos que a relação entre profissional e a comunidade atualmente é um processo que se encontra fragilizado. Afirmam que quase sempre se sentem satisfeitos com sua liberdade e autonomia no trabalho. Apontam os principais impedimentos que dificultam o trabalho, como a estrutura física inadequada, falta de recursos financeiros, materiais de procedimentos, escassez de medicamentos, baixa remuneração. Conclusão: A organização do trabalho não significa somente refletir à forma como o trabalho é desenvolvido e ordenado, mas pensar na totalidade que compõe este contexto e sua inserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Couto Couto Garcia, Enfermeira Especialista em Gestão e Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Enfermeira Especialista  em Gestão  e Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Sylvia Maria Barbosa Maria BarbosaCunha, Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT Autora da monografia. Defendida em 2012.

Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT Autora da monografia. Defendida em 2012.

Rosane Maria Andrade Rosane Maria Andrade Vasconcelos, Enfermeira Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Enfermeira Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Danyella Rodrigues Rodrigues de Almeida, Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Vânia Deluque Aguilar, Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Couto Garcia EC, Maria BarbosaCunha SMB, Rosane Maria Andrade Vasconcelos RMA, Rodrigues de Almeida DR, Aguilar VD. Organização do trabalho de enfermagem nas estratégias de saúde da família do município de Cáceres-MT. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(2):1951-67. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/235

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)