DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS
DOI :
https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23318Mots-clés :
Centros de Atenção Psicossocial. Trabalho. Atenção Integral à Saúde.Résumé
Este artigo analisa os desafios de produção do cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), em busca de agir consonante à s políticas que orientam este serviço. Debruça-se, também, em analisar as dimensões macro e micropolíticas que permeiam esta prática e elucida estratégias do processo de trabalho que são vivenciadas pelos trabalhadores. Assim, foi realizada pesquisa qualitativa com todos os 28 trabalhadores do serviço, a partir de oitenta horas de observação do cotidiano de trabalho, uma sessão de entrevista coletiva, com a participação de dez trabalhadores e treze entrevistas em profundidade individuais, seguidas de Análise Temática. Logo, considerando que a produção do cuidado em saúde se dá sempre em relação, constata-se que neste serviço há comprometimento de sua efetividade. Foram observados três modos de cuidar: 1. Cuidado centrado no ato prescritivo; 2. Cuidado pouco relacional; 3. Cuidado acolhedor. Para tanto, entende-se que produzir atos de saúde a partir de um cuidado acolhedor é tarefa de todos os profissionais do CAPSad e que estes devem reconhecer, no usuário, um sujeito portador de desejos e necessidades, que possui valores e potências. Entretanto, nas condições em que o trabalho é realizado, nesse local, o cuidado parece comprometido.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).