INVESTIGAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES DE IDOSOS COM IDEAÇÃO SUICIDA E TENTATIVA DE SUICÍDIO
DOI :
https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23316Mots-clés :
Ideação Suicida. Idoso. Relações Familiares. Tentativa de Suicídio.Résumé
Os fatores de risco para o suicídio em pessoas idosas são, principalmente, relacionados a morte de entes queridos, doenças e relações familiares. Assim, este artigo analisa as relações familiares de idosos com ideação e tentativas suicidas. Realizado na cidade de Teresina-PI, visto que se encontra entre os dez municípios nacionais com maior índice de ocorrência de suicídio entre idosos. Verificou-se que os idosos pesquisados vivenciam conflitos nas relações familiares, sentem-se desprezados, abandonados e rejeitados pelos familiares, motivos pelos quais se culpam; convivem em meio familiar, mas de modo isolado, vivem isolados socialmente e em sofrimento psíquico, com transtornos mentais, que favorecem a ideação suicida. Assim, os idosos pesquisados buscam a religiosidade como formas de enfrentamento e de dar sentido à vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).