Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:

revisão de literatura

Auteurs-es

  • Andréa Mathes Faustino Universidade de Brasília

Mots-clés :

Ensino de Enfermagem

Résumé

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) é uma estratégia educacional, centrada no aluno, que o ajuda a desenvolver o raciocínio e a comunicação, habilidades essenciais para o sucesso em sua vida profissional, cuja aplicação é amplamente difundida em cursos de medicina. O objetivo deste estudo foi identificar o uso do método ABP, durante o curso de graduação em enfermagem, por meio da descrição de experiências em instituições de ensino superior, relatadas em artigos nacionais e internacionais. A pesquisa foi feita na base de dados virtuais MEDLINE e LILACS, como corte temporal os anos de 2000 a 2010, como critérios de inclusão os artigos deveriam comtemplar o tema enquanto experiência prática e estar disponível na íntegra on-line. Somente cinco artigos foram incluídos. Todos os artigos relataram experiências isoladas da aplicação do PBL para estudantes de enfermagem, nenhum evidenciou sua utilização como parte do currículo do curso. Assim precisam ser feitos outros estudos para incrementar a divulgação e a utilização do método, no qual em todos os estudos em que foram aplicados, foi unânime o resultado positivo entre os alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-02

Comment citer

1.
Faustino AM. Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura. Rev. G&S [Internet]. 2 août 2017 [cité 21 nov. 2024];4(1):1570-81. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s