REDE DE SUPORTE PARA IDOSOS DO PARANOÁ, REGIÃO METROPOLITANA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Prince Lima Universidade de Brasília
  • Andrea Mathes Faustino Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Idosos, Rede de Suporte Social, Mapeamento

Resumo

Objetivo: Trata-se de um estudo investigativo descritivo realizado diretamente com os serviços e redes de suporte aos idosos que residem em uma região metropolitana Distrito Federal. Método: Foi realizado um levantamento direto desta rede por meio das divulgações na Internet, visita a instituições e movimentos de apoio, e com base no relato de moradores e profissionais que atuam nos Serviços de Saúde desta região. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com informações necessárias para a descrição de cada rede de suporte elaborado pelos próprios pesquisadores. Resultados: As categorias de rede encontradas foram: Alimentação; Associações; Cartórios e Tribunais; Educação; Imprensa; Lazer; Organizações Não-Governamentais; Prefeituras Comunitárias; Saúde; Segurança; Serviço Social e Trabalho. Foram estimados 46 recursos e atividades, contudo somente quatro ofereciam serviços específicos para idosos, ou seja, os demais eram de uso coletivo. O produto final obtido foi um guia com informações acerca da Rede de Suporte ao idoso do Paranoá. Conclusão: O mapeamento não segue a disposição exclusiva dos idosos, mas é um instrumento que pode ser utilizado pelos profissionais que dispensam cuidados específicos para o grupo em questão, uma vez que se entende a suma necessidade de fortalecer a rede de apoio, em prol da eficiência e efetividade dos serviços prestados e da manutenção da qualidade de vida destes idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prince Lima, Universidade de Brasília

Enfermeiro egresso da UnB;Especialização em andamento em Direito Sanitário, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Distrito Federal;Especialização em andamento em Cuidado Pré-natal, Universidade Federal de São Paulo.

Andrea Mathes Faustino, Universidade de Brasília

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/ USP (2001), Especialização em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica - UNIFESP (2003), Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde - FGV-SP (2005) e Mestrado em Enfermagem Fundamental - EERP/USP (2008). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG (2014). Com experiência na área de Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem geriátrica e gerontológica, cuidados com feridas crônicas e aspectos gerais do envelhecimento humano. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade de Brasília (UnB). Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria de Gerontologia (SBGG) e Membro da Diretoria da SBGG - Seção DF como Tesoureira para Gestão 2014-2016 . Coordenadora da Liga Acadêmica de Gerontologia da UnB (LAGUnB). Conselheira Titular do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF).

Downloads

Publicado

28-11-2014

Como Citar

1.
Lima P, Faustino AM. REDE DE SUPORTE PARA IDOSOS DO PARANOÁ, REGIÃO METROPOLITANA DO DISTRITO FEDERAL. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];5(5):pag. 2915-2927. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1793

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)