AUDITORIA EM SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE FISIOTERAPIA DO SUS: PROPOSTA DE INSTRUMENTO
Mots-clés :
Protocolos; Auditoria Médica; Sistema Único de Saúde; Fisioterapia; Serviços de SaúdeRésumé
Este trabalho apresenta uma proposta de instrumento de auditoria para serviços ambulatoriais de fisioterapia do SUS. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, a partir de revisão nacional de artigos, teses, dissertações e documentos técnico-normativos do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, publicados entre 1986 e 2014. Validou-se o instrumento em duas etapas: um em rodada única e eletrônica, com 16 auditores do SUS e outra, em estudo piloto realizado em dois serviços públicos de fisioterapia. O instrumento é apresentado nas seguintes dimensões: adequação normativa; estrutura física; recursos materiais; gestão de pessoas; organização/funcionamento e gestão de resultados; com critérios e pontuação distribuídos que totalizam 79 pontos, podendo a aplicação do instrumento ser realizada de forma extensiva ou intensiva. Propõe-se uma classificação do grau de conformidade, que varia de incipiente a avançado, considerando o escore total e subescores do instrumento. Espera-se que a proposta do presente instrumento auxilie na sistematização das auditorias de serviços de fisioterapia do SUS, permitindo análises comparativas do grau de conformidade entre os serviços e que subsidiem recomendações, medidas preventivas, corretivas e punitivas (quando necessário), que reflitam sobre a qualidade da atenção, segurança e satisfação dos usuários.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).