Análise dos auditores em saúde quanto aos serviços públicos de fisioterapia no estado da Bahia

Autores

  • Ítalo Ricardo Santos Aleluia Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)
  • Fabiane Costa Santos Fisioterapeuta e especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde (UFBA); Mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); professora da Faculdade Social da Bahia (FSBA) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-SSA).

Palavras-chave:

Gestão, Auditoria, Sistema Único de Saúde, Fisioterapia

Resumo

A auditoria no SUS busca a efetividade e qualidade nas ações e serviços de saúde prestados à população. Embora a multiprofissionalidade em tal atividade seja imprescindível, existem categorias como os fisioterapeutas que ainda não atuam nas equipes, sendo os serviços públicos de Fisioterapia, auditados por profissionais sem os conhecimentos técnicos da área, e acredita-se que isto possa acarretar em fragilidades no controle dos recursos e qualidade dos serviços fisioterapêuticos prestados aos usuários. Este estudo teve como objetivoidentificar as principais dificuldades encontradas pelos auditores do SUS na auditagem dos serviços de Fisioterapia no Estado da Bahia. Tratou-se de um estudo transversal por amostra de conveniência com 40 auditores do SUS, através de um questionário semi-estruturado. As dificuldades encontradas demonstraram uma relação direta entre conhecimento técnico do auditor e o melhor ou pior desempenho no processo da auditagem de Fisioterapia, traduzindo assim, a relevância do fisioterapeuta para a equipe de auditoria do SUS, já que este é o profissional que domina os conhecimentos técnicos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Ricardo Santos Aleluia, Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)

Fisioterapeuta e especialista em Saúde Pública (UNES-RJ); Mestrando em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e docente substituto do Instituto de Ciências da Saúde ”“ Departamento de Biofunção (ICS/UFBA).

Fabiane Costa Santos, Fisioterapeuta e especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde (UFBA); Mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); professora da Faculdade Social da Bahia (FSBA) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-SSA).

Fisioterapeuta e especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde (UFBA); Mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); professora da Faculdade Social da Bahia (FSBA) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-SSA).

Downloads

Publicado

01-08-2017

Como Citar

1.
Aleluia Ítalo RS, Santos FC. Análise dos auditores em saúde quanto aos serviços públicos de fisioterapia no estado da Bahia. Rev. G&S [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(1):1217-33. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/177

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)