Usuários de Hipolipemiantes e a Rede de Saúde em uma Capital do Sul do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.18673/gs.v8i3.24193Résumé
Objetivo: Caracterizar os usuários de hipolipemiantes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) sob aspectos sociodemográficos, consumo de medicamentos, atendimento e serviços de saúde a que estão vinculados em Florianópolis, discutindo as potencialidades e fragilidades do processo de atenção à saúde destes conforme o preconizado nas linhas de cuidado do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) específico. Métodos: Foram analisados os dados dos usuários de hipolipemiantes do CEAF registrados no sistema informatizado de gerenciamento da assistência farmacêutica estadual e de saúde municipal; e tabulados em planilha Excel para posterior análise descritiva. Também, foram analisadas as diferenças sociodemográficas, quanto ao hipolipemiante utilizado, cuja prescrição provinha de médicos dos Centros de Saúde municipal ou de outra instituição, através do teste qui-quadrado. Resultados: As principais diferenças observadas foram: nível de escolaridade e hipolipemiante prescrito. Percebe-se, que os usuários de hipolipemiantes do CEAF são, majoritariamente, atendidos pela atenção básica, idosos, mulheres, possuem comorbidades associadas, participam de programas da atenção básica e utilizam medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF). O estudo identificou baixa interrelação entre os serviços ofertados nos diferentes níveis. Destaca-se a necessidade de integração entre os serviços da atenção especializada e da atenção básica visando garantir a integralidade do cuidado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).