Cuidando do cuidador:
uma vivência com acadêmicos de enfermagem
Palabras clave:
Enfermagem, Ensino, Criatividade, CuidadoResumen
O processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico.
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Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).